Cuiabá, Segunda-Feira, 8 de Dezembro de 2025
DEU NA FOLHA
09.03.2016 | 09h17 Tamanho do texto A- A+

Assinatura falsa de deputado foi usada em favor de Cunha, diz jornal

Segundo a 'Folha de S.Paulo', falsificação ocorreu no Conselho de Ética

Divulgação

Deputado renunciou à vaga para não dar lugar a colega contrário a Cunha

Deputado renunciou à vaga para não dar lugar a colega contrário a Cunha

DO G1

Reportagem do jornal "Folha de S.Paulo" desta quarta-feira (9) afirma que uma assinatura falsa do deputado Vinícius Gurgel (PR-AP) foi usada numa tentativa de barrar o processo contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no Conselho de Ética da Casa.

 

Segundo a "Folha", a assinatura falsa de Gurgel foi usada numa carta em que o deputado renunciava ao conselho. O parlamentar, aliado de Cunha, não estava em Brasília e não participaria da sessão da última quarta (2), que votou pela continuidade do processo contra o presidente da Casa. A renúncia permitiu que o PR indicasse um outro deputado, também aliado de Cunha, para a vaga. Se Gurgel não renunciasse, o lugar dele na sessão seria ocupado pelo suplente, Assis Carvalho (PT-PI), contrário a Cunha.

 

Peritos consultados pela "Folha" afirmaram que a assinatura de Gurgel na carta de renúncia é uma falsificação "grosseira" e "primária". Em um dos laudos, de acordo com o jornal, o Instituto Del Picchia aponta que a carta de renúncia apresenta características "peculiares às falsificações produzidas por processo de imitação lenta, quais seja, imitação servil ou decalque", com "inequívocos índices primários das falsificações gráficas".  

 

No outro laudo encomendado pela "Folha", de Orlando Garcia e Maria Regina Hellmeister, os peritos afirmam que os exames mostram "antagonismos gráficos" que levam à conclusão de que a assinatura é "produto de falsificação grosseira".

 

O Bom Dia Brasil ouviu deputados do conselho que manifestaram estranheza com o fato de Gurgel ter assinado a carta mesmo não estando em Brasília no dia em que ela foi entregue.

 

A secretaria-geral da Câmara afirmou que todas as assinaturas são checadas e que não há suspeita nesse caso. Por telefone, Gurgel disse que a assinatura é mesmo dele e que ele tem por costume deixar assinados papeis em branco para imprevistos. O parlamentar admitiu que estava com pressa na hora que assinou o papel e na véspera tinha bebido, o que, segundo ele, justifica os traços.  

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
3 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Carlos Nunes  10.03.16 08h09
Continuando meu comentário anterior... Ontem, o Ratinho, mostrou que, após o apelo feito em seu programa sobre a Pílula do Câncer, o Eduardo Cunha imediatamente agilizou O PROJETO para tornar o remédio acessível a todos os pacientes no Brasil, pelo menos na Câmara o negócio vai andar rápido, agora. Pois é, "as LINHAS TORTAS" vai fazer um benefício à Nação inteira. E viva o Eduardo Cunha, mais uma vez.
0
0
Carlos Nunes  09.03.16 10h05
Sou fã do Eduardo Cunha...só porque ele peitou o governo e ficou independente. É preciso coragem para isso. Gosto das pessoas que peitam o sistema de Poder que massacra do povo. A Saúde está um SALVE-SE SE PUDER - as pessoas morrem por falta de atendimento, atendimento tardio, falta de vaga em UTI, e até de remédios tarja preta. A Segurança está um SALVE-SE QUEM PUDER - as pessoas viraram alvo fácil para a bandidagem, desarmado, o cidadão virou um covarde, que se humilha diante do bandido, para não morrer e mesmo assim morre. O governo só visa o nosso bolso para transferir dinheiro para o Caixa dele. Parece que o ditado DEUS escreve certo até por linhas tortas, está sendo cumprido no Brasil. O Eduardo Cunha É ESSAS LINHAS TORTAS. Pelo menos vai dar uma canseira nesse governo. É evidente que o tornaram o bicho-papão da corrupção no Brasil...e os outros? Os milhares? Cadê? E viva o Eduardo Cunha!
4
11
Renato   09.03.16 09h47
Renato , seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas