A vereadora de Cuiabá Edna Sampaio (PT) enviou ofício à secretária de Saúde da Capital, Ozenira Félix, denunciado a existência de possíveis "fura-filas" na imunização contra a Covid-19, que deveria priorizar, nesse primeiro momento, profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate ao novo coronavírus.
A campanha de vacinação na Capital teve início nessa quarta-feira (20). Edna alegou ter sido informada por profissionais de saúde do Município de que as pouco mais de 8 mil doses recebidas pela Prefeitura não estariam sendo devidamente utilizadas.
"Profissionais de saúde que atuam nas unidades de terapia intensiva, com pacientes em estado grave da doença, entubados, não estão sendo vacinados e, sequer sabem quando e onde serão vacinados", denunciou.
"Em contrapartida, funcionários do setor administrativo estariam sendo priorizados em detrimento da equipe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de limpeza das unidades com altíssimo risco de contaminação (UTIs)", completou.
No documento, a petista requer que seja elaborada uma lista com todas as pessoas que pertencem ao primeiro grupo prioritário que tenham sido vacinadas ou que ainda serão e, no caso dos profissionais de saúde, identificando função e a unidade de trabalho.
"A vacina é a esperança de todos contra essa terrível pandemia e, é preciso que as pessoas saibam exatamente como o Poder Público está e estará conduzindo a execução de um Plano de Vacinação num cenário caótico em que não há vacina para todos", afirmou a vereadora.
A vacinação em Cuiabá está sendo feita no Centro de Eventos do Pantanal, mediante agendamento prévio no site da Prefeitura. Portanto, a vereadora também exigiu acesso à lista de agendamento.
A parlamentar ainda cobrou transparências dos agentes públicos e respeito às prioridades "que, sem dúvida são aqueles e aquelas que, cotidianamente, arriscam suas vidas para salvar outras".
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|