A prefeita Flávia Moretti (PL) afirmou que pretende concluir a concessão do DAE (Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande) à iniciativa privada até maio de 2026, mês de aniversário da cidade.

As dificuldades no abastecimento de água são um dos principais problemas do município e, por isso, a privatização do DAE foi uma das principais promessas de campanha de Moretti. Para viabilizar o processo, ela contratou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), responsável por realizar o diagnóstico financeiro, patrimonial e estrutural do órgão, etapa considerada essencial para a concessão.
“Eu espero que até maio do ano que vem, no aniversário da cidade, a gente consiga realizar a concessão do DAE. Vamos bater o martelo para entregar essa ‘chave’ do DAE. Até maio eu pretendo fazer o leilão ou a licitação por pregão”, afirmou, em entrevista ao MidiaNews.
Após ser finalizado, o projeto será apresentado à Câmara Municipal, que definirá o modelo de concessão e decidirá se aprova ou não a privatização. Sobre críticas à lentidão do processo, Flávia disse que assumiu o DAE sem informações estruturadas e que foi necessário reconstruir os dados do órgão.
“Muitas informações do DAE nós não conseguimos, porque não havia registros sobre manobras; tudo estava na cabeça dos manobristas. Então tivemos que buscar, levantar, tirar muita coisa do nada. Isso demora mais, mas, mesmo assim, a equipe trabalhou de forma técnica e está concluindo esse levantamento”, afirmou.
Segundo a prefeita, os estudos da Fipe devem ser finalizados até dezembro, quando terão início reuniões técnicas com participação da população.
Vídeo:
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|