Cuiabá, Sábado, 29 de Novembro de 2025
PROPOSTA DE LULA
31.01.2023 | 07h00 Tamanho do texto A- A+

Garcia diz ser "retrocesso" uso de dinheiro público em outro país

O deputado eleito criticou a proposta de Lula; o petista disse que o BNDS vai financiar engenharia no exterior

Geraldo Magela/Agência Senado

O deputado federal eleito Fábio Garcia disse que terá atitude independente na Câmara

O deputado federal eleito Fábio Garcia disse que terá atitude independente na Câmara

VITÓRIA GOMES
DA REDAÇÃO

O deputado federal eleito Fábio Garcia (União) afirmou ser um “retrocesso” o uso do dinheiro público para financiar projetos de infraestrutura no exterior.

 

A declaração é uma crítica ao presidente Lula (PT), que em viagem para a Argentina disse que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) vai "voltar a financiar as relações comerciais do Brasil e projetos de engenharia no exterior".

 

Prestes a assumir uma cadeira na Câmara dos Deputados, Garcia afirmou que será contra esta proposta.

 

“O que eu chamo de retrocesso? Políticas externas que usem dinheiro público para financiar projetos de infraestrutura fora do Brasil, morando nós no país em que a gente tem uma enormidade de investimentos em infraestrutura a serem realizados”, disse em entrevista à TV Centro América.

 

O futuro parlamentar ainda foi questionado sobre como seria sua postura na Câmara em relação ao governo petista, já que nas eleições do ano passado Garcia apoio o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

 

Apesar de não citar uma oposição clara, o deputado eleito afirmou que terá uma postura independente, com intuito de barrar propostas que, segundo ele, alimentem o retrocesso no país.

 

“Fá informei o meu partido e também publicamente que eu farei uma posição independente, para que possa atuar de forma firme, corajosa e com responsabilidade contra qualquer retrocesso que o novo governo tente impor ao nosso país e ao Estado de Mato Grosso”, disse.

 

Além de citar a proposta de política externa de Lula, ele ainda mencionou que vai combater qualquer atentado contra o direito da iniciativa privada no Brasil e a deterioração na nossa situação fiscal.

 

“Quer dizer, um governo que gaste muito, que incha a máquina publica e, na verdade, tira capacidade de investimento desse país”, concluiu.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
8 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Randal  31.01.23 19h05
A mesma manobra do Lula para desviar dinheiro do Brasil que deveria ajudar o Brasileiro..Absurdo total,não dá pra deixar isso acontecer...Nunca vi esse LuLa novamente querendo passar a mão e ajudar ou fazer parcerias com países falidos pela política imunda que os mesmos tem.
6
3
Kleiber  31.01.23 15h40
É um verdadeiro ABSURDO o governo do PT emprestar dinheiro do contribuinte brasileiro para a Argentina. A Argentina já deu 8 calotes em seus credores e não consegue mais crédito em lugar nenhum. Está quebrada. Por que pagaria o BNDES? Mais um calote à vista.
31
11
Ricardo  31.01.23 13h06
O BNDEs é um banco que usa o dinheiro do brasileiro, tem por finalidade fomentar o desenvolvimento do Brasil. Usar o dinheiro do BNDEs para fomentar o desenvolvimento e geração de emprego em outro país é uma ação de lesa pátria, até pq nunca mais receberá esse dinheiro. "Aiinnn, mas as empresas são brasileiras, elas vão executar a obra, e trazer dinheiro p cá"", kkkkkkkkk ledo engano, pesquisem sobre a Operação Lava Jato e etc. Esse investimento só faria sentido se o Brasil operar todo o processo, desde a construção até a distribuição do produto pelo menos por uns 20 anos, mas o que vai acontecer é o mesmo que ocorreu na Bolívia, o Brasil investiu, construiu a infra, e em troca teria um preço melhor no gás, mas o Índio Evo deu o golpe, tomou as refinarias e subiu o valor do gás. Chupa PTROLL
31
10
Simonetto  31.01.23 12h52
Vi uma matéria sobre o dinheiro enviado pelo BNDES para a construção do metrô de Caracas que todos criticam, segundo matéria do próprio BNDES foi emprestado 10 bi e desse valor até agora foi recebido o valor de 12 bi e ainda falta valor a ser pago.
12
18
Dr. Ricardo   31.01.23 11h34
Falácia, diversionismo, engodo. Como Banco de Fomento, o BNDES empresta às grandes construtoras com a finalidade pública de que estas ao realizarem as suas obras civis adquiram mão de obra e produtos nacionais. Empresas chinesas, americanas e de outras potências fazem muito isso.
27
30