Cuiabá, Sexta-Feira, 12 de Dezembro de 2025
DEMOCRACIA
01.08.2022 | 11h00 Tamanho do texto A- A+

Maggi assina documento e expõe distanciamento de Bolsonaro

Movimento foi idealizado depois que presidente voltou a questionar o sistema eleitoral brasileiro

MidiaNews

O ex-ministro Blairo Maggi, que assinou a Carta em Defesa da Democracia

O ex-ministro Blairo Maggi, que assinou a Carta em Defesa da Democracia

CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

Ex-ministro da Agricultura no governo Michel Temer (MDB), o megaempresário do agronegócio Blairo Maggi (PP) assinou a Carta em Defesa da Democracia, produzida na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

 

Blairo Maggi é a principal liderança do PP em Mato Grosso, mas ainda não se posicionou publicamente quanto a quem irá apoiar para presidência da República. 

 

A carta já possui mais de 600 mil assinaturas. Entre os subscritores estão juristas, autoridades, banqueiros e empresários. Ao assinar o documento, Maggi expõe seu distanciamento em relação a Bolsonaro. 

 

Apesar de não citar o nome do presidente da Republica Jair Bolsonaro (PL), a carta diz que “estamos passando por momento de imenso perigo para a normalidade democrática, risco às instituições da República e insinuações de desacato ao resultado das eleições”.

 

Uma polêmica reunião, no dia 18 de julho, entre o presidente e dezenas de embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada impulsionou a elaboração da carta.

 

Na ocasião, Bolsonaro voltou a atacar a credibilidade das urnas eletrônicas, desacreditou o sistema eleitoral, promoveu novas ameaças golpistas e atacou ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

 

O manifesto, inspirado pela Carta aos Brasileiros elaborada em 1977 à época da ditadura, se posiciona duramente contra “ataques infundados e desacompanhados de provas” sobre o processo eleitoral.

 

“São intoleráveis as ameaças aos demais poderes e setores da sociedade civil e a incitação à violência e à ruptura da ordem constitucional”, consta em trecho do documento.

 

O presidente fez chacota com o manifesto, e em sua conta do twitter escreveu: “manifesto que sou a favor da democracia”.

 

Veja:

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
11 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Boaventura   02.08.22 07h57
Blairo é um político que transformou o status de MT, sábio e técnico. Ele sabe que o tosco do Bolsonaro é um retardado, que nada fez em prol do Brasil e muito menos do Estado de MT, basta perguntar qual obra o governo facista fez em MT? Nenhuma ! E mais do isso, Blairo sabe o que LULA fez pelo agro brasileiro. Vamos juntos, NERI, FAVARO, BLAIRO e LULA, vamos mudar esse Brasil, Fora Bolsonaro e todos os facistas de pau pequeno, cornos e enrustidos que o apoiam.
34
72
Graci O de Miranda   02.08.22 05h55
Alguns empresários decidem ficar ao lado de quem vai ganhar? Isso é ter personalidade? Kkkkk
20
40
André  01.08.22 19h09
Hélio, vc realmente entende e pelo jeito e muito estudioso, francamente quase um gênio. O Sr poderia me explicar o que é esse tal de "Comonismo", que o Sr escreveu acima. Isso aí e de comer,de comemorar? Do que se trata grande intelectual.
26
8
Fernando Mendes   01.08.22 18h53
REALMENTE NÃO DÁ PRA DEBATER COM "COMONISTAS"....Hélio....
30
11
ROBERTO FIRMINO SOUZA  01.08.22 15h21
ROBERTO FIRMINO SOUZA, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas