Cuiabá, Sábado, 14 de Junho de 2025
TROCA DE MODAL
21.12.2020 | 17h06 Tamanho do texto A- A+

Arborização e ciclovia: veja como deve ficar o BRT em Cuiabá e VG

Mendes anunciou mudança do VLT para o BRT nesta segunda-feira e apresentou imagens de obra

Divulgação

Projeto prevê instalação de ciclovia nos canteiros centrais da Capital

Projeto prevê instalação de ciclovia nos canteiros centrais da Capital

THAIZA ASSUNÇÃO E CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

Na reunião que anunciou a mudança do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para o BRT (ônibus de trânsito rápido), nesta segunda-feira (21), o governador Mauro Mendes (DEM) apresentou imagens de como deve ficar o novo modal de transporte após sua implantação.

 

Segundo as imagens, com o BRT será possível fazer a arborização da Avenida Historiador Rubens de Mendonça, a Avenida do CPA. Lá é um dos principais trajetos do modal.

 

De acordo com Mendes, será possível ainda a criação de um parque linear. No caso do VLT, isso seria impossível segundo os estudos do Governo.

 

Também será possível implementar ciclovia nos canteiros centrais.

 

Outra vantagem está nos custos. A conclusão do BRT é de R$ 333 milhões a menos que o VLT.  O Veículo Leve sobre Trilhos precisaria de mais R$ 763 milhões para ser finalizado. Já o BRT, necessita apenas de R$ 430 milhões para ser implantado

 

A tarifa, é outra vantagem do BRT, segundo o estudo. O custo deve ser de R$ 3,04, enquanto do VLT poderia chegar a R$ 5,28.

 

Com 54 veículos, o BRT ainda possibilidade a ampliação da rede e pode transportar mais passageiros a uma velocidade muito maior que o VLT.

 

Veja as imagens:

 

 

 

 

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COMENTÁRIOS
41 Comentário(s).

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Edson Silva  23.12.20 04h03
Não esquecer de integrar a bicicleta com o sistema de transporte do BRT.
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Mariana  22.12.20 17h26
O Sr Augusto ,que pediu para liberar o fluxo, nao entende que o governo quer insentivar o uso do BRT e da ciclovia..Se a avenida do CPA tiver uma velocidade maior que o modal, nao atrairia passageiros fugindo do congestionamento!
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SANDRO BERALDO  22.12.20 15h45
Perdemos tempo, dinheiro e VIDAS com essa porcaria, essa idiotice de VLT.
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paulo  22.12.20 15h42
Muito fácil jogar o dinheiro da dos contribuinte fora. Cadê a promessas de campanha feito por esse sujeito.
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Jaime Braga  22.12.20 12h17
Parabéns Mauro Mendes, brilhante decisão! Em Curitiba o BRT existe há mais de 25 anos e roda muito bem! E ainda ganhamos uma ciclovia, viva a teoria e prática da administração.
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