Cuiabá, Sexta-Feira, 12 de Dezembro de 2025
CONTRA-ATAQUE
24.04.2020 | 16h00 Tamanho do texto A- A+

"Moro tem compromisso consigo mesmo e com o seu ego"

Moro disse que o presidente queria ter acesso a informações e relatórios confidenciais

FramePhoto/Folhapress

O presidente Jair Bolsonaro faz pronunciamento ao lado de ministros e auxiliares

O presidente Jair Bolsonaro faz pronunciamento ao lado de ministros e auxiliares

CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez um pronunciamento na tarde desta sexta-feira (24) para rebater as acusações feitas contra ele pelo ex-ministro de Justiça Sergio Moro.

 

Ao iniciar o discurso, o presidente classificou o ministro como uma pessoa "que tem compromisso consigo mesmo e com seu ego". 

 

“Sabia que não seria fácil. Uma coisa é você admirar uma pessoa, a outra é conviver e trabalhar com ela. Hoje, tomando café com parlamentares, lhes disse: ‘Hoje conhecerão aquela pessoa que tem um compromisso consigo, com o seu ego e não com o Brasil'”, disse o presidente no início do pronunciamento.

 

Bolsonaro afirmou que jamais pediu a Moro para que tivesse acesso a qualquer relatório confidencial, acusação que foi feita pelo agora ex-ministro em entrevista coletiva na manhã desta sexta.

 

Hoje, tomando café com parlamentares, lhes disse: ‘Hoje conhecerão aquela pessoa que tem um compromisso consigo, com o seu ego e não com o Brasil'

"Eu nunca pedi para ele o andamento de qualquer processo. Até porque a inteligência com ele perdeu espaço na Justiça, quase que implorando informações. E assim eu sempre cobrei informações de órgãos oficiais, como a Abin [Agência Brasileira de Inteligência]”, disse.

 

Caso Valeixo

 

O estopim para o pedido de exoneração de Moro foi a decisão de Bolsonaro em trocar o comando da Polícia Federal. A exoneração do diretor-geral, Maurício Valeixo, já foi publicada no Diário da União desta sexta.

 

Em pronunciamento, Moro disse que Valeixo foi exonerado sem nenhuma motivação especifica.

 

“Em conversa com Moro (...) ele relutou e disse: 'mas o nome tem que ser o meu'. E eu disse: 'porque tem que ser o seu?’ (...) Porque tem que ser um dele, e não o meu? Ou de concessão? E eu lembrei de uma lei de 2014, é prerrogativa minha”

 

"Além da competência, quero sentir que eu possa interagir com ele [deretor-geral]. Por que não? Eu sempre interajo com qualquer um do governo”, explicou.

 

Cargo no Supremo Tribunal Federal

 

Bolsonaro afirmou que Moro condicionou a saída de Valeixo à sua nomeação ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro, no entanto, disse que esse pedido nunca foi feito.

 

“O ministro Sergio Moro falou para mim: 'Você pode trocar o Valeixo, sim, mas em novembro, depois que o senhor me indicar ao Supremo Tribunal Federal. Me desculpem, mas não é por aí. [...] É desmoralizante para um presidente ouvir isso”, afirmou.

 

Moro, ao anunciar sua demissão, disse que Bolsonaro queria ter acesso a informações e relatórios confidenciais de inteligência da Polícia Federal.

 

“O presidente me disse mais de uma vez que ele queria ter uma pessoa do contato pessoal dele [na Polícia Federal], que ele pudesse ligar, colher relatórios de inteligência”, disse o ministro.

  

Assista ao pronunciamento:

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
7 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Eduardo Pereira  25.04.20 07h05
Quer saber como milhares de pessoas estão transformando suas vidas apenas trabalhando em casa? Acesse esse link e aproveite: https://bit.ly/transformandosuasvidastrabalhandodecasa
1
16
Vitor Hugo  24.04.20 22h42
Uai Excelência, quer dizer então que Vossa Excelência não pensa na sua reputação??? No legado que vai deixar como Presidente da República??? Toda pessoa de bom caráter sempre tem o cuidado com suas atitudes/ações a fim de manter sua reputação ilibada.
38
5
Wilsons  24.04.20 20h27
Brasil acima de tudo, bozonaro acima de todos kkk
25
20
Luciano  24.04.20 19h50
Nossa votei nele, sabia que era um mal necessário, mas ele está conseguindo superar as espectativas mais pessimistas, parece q acorda e pensa qual cagada farei hj. Este discurso foi patético.
51
15
joao  24.04.20 19h20
Não vai ter jeito, o presidente vai cair mesmo a qualquer hora. Está na contagem regressiva.
45
18