Cuiabá, Sábado, 6 de Setembro de 2025
"EM RUÍNAS"; VÍDEO
06.09.2025 | 14h00 Tamanho do texto A- A+

Pivetta defende Abilio e diz que educação deteriorou após ditadura

Entretanto, segundo o vice, não é com narrativas que o problema será resolvido

Victor Ostetti/MidiaNews

O vice-governador Otaviano Pivetta, que vê queda do ensino público após ditadura

O vice-governador Otaviano Pivetta, que vê queda do ensino público após ditadura

GIORDANO TOMASELLI
DA REDAÇÃO

O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), afirmou que o sistema de ensino brasileiro sofre um processo de "deterioração" desde o fim da ditadura militar.

 

A declaração veio enquanto ele minimizava as críticas do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), em relação ao avanço da qualidade do ensino público em Mato Grosso.

 

Ele não deixa de ter razão. A educação no Brasil foi ao longo do tempo destruída

Na ocasião, Abilio disse que o estado ocupar uma boa posição atualmente não significa um sucesso de Mato Grosso, mas uma precariedade da educação pública no Brasil.

 

O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) colocou Mato Grosso na 8º colocação no Ensino Médio entre os estados brasileiros, enquanto ocupava somente a 19ª colocação em 2021.

 

“Ele [Abilio] não deixa de ter razão. A educação no Brasil foi ao longo do tempo destruída. Isso aconteceu depois do regime militar, nós assistimos isso, então, em alguma medida ele tem razão”, afirmou Pivetta à imprensa.

 

“Mas eu acho que não é com narrativas que nós vamos resolver o problema, é com trabalho. E o que nós estamos fazendo é melhorando o sistema continuamente, fazendo investimentos, motivando nossos professores, qualificação continuada, energia positiva dentro das escolas. Não tem outro caminho”, completou.

 

O vice ainda lembrou a falta de entrosamento entre Governo do Estado e Prefeitura nos útimos anos, e que agora, ‘conciliados’, vai buscar uma melhora nos índices. Pivetta relembrou o modelo que implantou em Lucas do Rio Verde, cidade que foi prefeito, e diz que meta é implantar modelo parecido em todo estado.

 

Na ocasião, o vice-governador também defendeu a implantação de escolas cívico-militar em unidades de ensino estaduais. A Assembleia Legislativa aprovou uma lei permitindo a implantação do modelo, que vem sido usado pelo Governo em diversas escolas no estado.

 

Veja o vídeo:

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia