DA ASSESSORIA
Os humoristas Rafinha Bastos e Marcelo Marrom prometem divertir o público em show de stand-up comedy no próximo domingo, dia 4, no Auditório Borboletas do Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. São duas sessões, às 18h30 e 20h30, em que cada um mostra tipos de humor diferentes, fazendo uma mistura de irreverência, sarcasmo, improviso e música. O repertório reúne casos do cotidiano, experiências pessoais e fatos da atualidade. Imperdível para quem adora uma boa gargalhada. Uma realização da Lu Mello Produções.
Foi nos Estados Unidos que Rafinha Bastos teve seu primeiro contato com este tipo de humor: “Me apaixonei pela comédia de cara limpa porque vi nela uma possibilidade de aliar o meu conhecimento de ator e jornalista”, explica ele. Jerry Seinfeld, Jay Leno, David Letterman e Whoopy Goldberg são exemplos de comediantes que construíram suas carreiras com base neste estilo de comédia. O formato ganhou projeção no Brasil a partir 2004 com a criação do Clube da Comédia Stand-up, grupo fundado por Rafinha Bastos, Marcelo Mansfield, Diogo Portugal, Marcela Leal e Oscar Filho.
Stand-up Comedy é uma expressão em inglês que indica um espetáculo de humor de apenas um comediante que se apresenta em pé e sem o auxílio de qualquer jogo de cena ou efeito de som. Gênero cada vez mais em voga, o formato privilegia o humorista de “cara limpa”, ou seja, apenas um microfone e o pedestal, sem fantasias, maquiagens e personagens. Os textos são críticos, com humor baseado nas reflexões do cotidiano, experiências pessoais e neuroses urbanas. “Após experiências de nomes como José Vasconcelos e Chico Anysio, uma nova geração de comediantes retoma o gênero. Desde 2004, o Clube da Comédia Stand-up e o Clube da Comédia em Pé (RJ) lideram o movimento que estabeleceu definitivamente a arte no país”, pontua Rafinha.
Rafinha Bastos nasceu em família de origem judaica, formou-se como jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). No palco, o ator judeu e gaúcho não poupa suas próprias raízes: “O objetivo do meu texto não é ofender e sim arrancar risadas com textos e temas não muito convencionais para um espetáculo de humor”, conta Rafinha que começou a sua carreira na televisão trabalhando nas emissoras Rede Manchete (entre 1997 e 1999), TVE RS (de 1999 a 2001) e RBS TV (entre 2001 e 2006). Até 2011 ele trabalhou na Rede Bandeirantes de Televisão.
Após a conclusão do seu curso superior, viajou para os Estados Unidos com planos de investir em uma outra carreira: a de jogador de basquete, devido a sua alta estatura, esporte que praticou profissionalmente até os vinte e cinco anos.
Em 1999, Rafinha competiu na Liga Universitária Norte-Americana (NCAA) pela Universidade de Nebraska-Lincoln, onde teve seu primeiro contato com a Stand-up Comedy, o chamado "humor de cara-limpa". Estando fora do Brasil, resolveu criar uma página na Internet para estabelecer comunicação com seus amigos brasileiros e fazer humor.
O site cresceu e acabou transformando-se na Página do Rafinha, sendo posteriormente incorporado ao conteúdo humorístico do Portal Terra. Ele já satirizou artistas como Kelly Key, Sandy e Junior, Britney Spears e até grupos clássicos dos anos 70/80 como Village People e ABBA.
O ator e jornalista está entre os 30 comediantes mais assistidos do mundo no site YouTube. Seus vídeos com trechos de apresentações, já somam mais de 70 milhões de visualizações. Recentemente foi considerado pelo Jornal americano NEW YORK TIMES o dono do perfil do Twitter mais influente do mundo.
Tendência atual, o humor de “cara limpa” (sem personagem ou figurino especial) é uma linha de comédia que a cada dia vem ganhando mais adeptos no Brasil. Pioneiro desta linguagem no Brasil, Rafinha Bastos foi o criador do primeiro espetáculo solo do gênero (A ARTE DO INSULTO), uma reunião de textos autorais testados em dois anos de Clube da Comédia Stand-up, show de sucesso em SP desde 2004 que agora é visto somente em DVD.
Já Marcelo Marrom nasceu em Niterói no ano de 1971. Filho de José Luiz de Moura e Talita Costa de Moura, Marrom teve uma infância feliz ao lado de três irmãos. Na adolescência, mudou para a cidade de Macaé-RJ, onde casou e teve dois filhos, Mariah e Cauê. Antes, aos 23 anos, ele se formou na Escola Técnica de Publicidade, no Rio de Janeiro, mas optou por viver de música tocando e cantando em bandas de baile e barzinhos da região dos lagos do estado do Rio. O humor sempre esteve presente em sua vida.
Em Macaé, Marrom comandou por dois anos o programa de rádio líder de audiência, Balbúrdia 95. Aos 35 anos mudou para São Paulo para integrar a Cia de humor Deznecessários. Na terra da garoa teve o seu terceiro filho, Luca, fruto do seu segundo casamento. Renata, esse é o nome da mulher que conquistou o coração do negão. Marrom divide seu tempo entre viagens com a peça, gravações do programa Altas Horas e a família. Quando está de folga gosta de curtir um bom vinho e ver TV.
Serviço:
O Quê: Stand-up com Rafinha Bastos e Marcelo Marrom
Quando: 4 de outubro – domingo
Horário: 18h30 e 20h30
Onde: Centro de Eventos do Pantanal- Cuiabá
Duração: 70 minutos.
Não indicado para menores de 14 anos.
Venda: Casa de Festas Goiabeiras e Pantanal/ Quiosque do Shopping Tres Americas Térreo/ Venda On line - Ingressos MT