Cuiabá, Domingo, 2 de Novembro de 2025
PROBLEMAS NA FERROVIA
13.03.2013 | 13h35 Tamanho do texto A- A+

Caminhões formam "fila" de até 20 km para chegar a terminal

Motoristas estão há dois na estrada, sem água e comida, em Itiquira

Maxsuel Oliveira

Fila de caminhões ultrapassou os 20 quilômetros na MT-299, em Itiquira

Fila de caminhões ultrapassou os 20 quilômetros na MT-299, em Itiquira

KATIANA PEREIRA
DA REDAÇÃO

A fila de caminhões para descarregar no terminal da América Latina Logística (ALL), na cidade de Itiquira (357 km ao Sul de Cuiabá), na rodovia estadual MT-299, já passa dos 20 quilômetros.

Segundo a Federação dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Mato Grosso (Fettremat) e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas dos Transportes Terrestres de Rondonópolis e Região (STTRR), a fila caminhões é ocasionada pela falta de vagões do trem que transporta a produção para o Porto de Santos (SP).

O sindicato afirma que os caminhões chegam a todo instante com cargas de grãos para descarregar nos vagões, mas o terminal não tem conseguido atender à demanda e nem oferecido apoio para os motoristas.

O sindicato informou que vai ingressar com uma ação na Justiça, sustentando que os motoristas estão sendo submetidos a condições insalubres, devido à demora em descarregar.

Os profissionais estão sem água para beber, refeições, local de banho e descanso.

“A nossa preocupação é com as condições insalubres a que os motoristas, mais uma vez, ficam submetidos. Vamos ingressar com uma ação na Justiça contra essa situação de maus tratos ao trabalhador. Vamos requerer indenizações por danos morais e coletivos. E também o pagamento, conforme rege as leis federais dos valores das estadias”, informou Luiz Gonçalves da Costa, presidente do STTRR.

Na semana, a BR-364 ficou bloqueada por uma semana, entre as cidades de Alto Garças e Alto Araguaia, no Sul do Estado. Na ocasião, formou-se uma longa fila de caminhões que chegou até a 60 quilômetros.

“O problema no local começou com a falta de vagões. Quando o trem chegou com os compartimentos, os motoristas já estavam esperando há vários dias para descarregar e começaram a cobrar pela estadia. A expectativa é de que a situação se normalize em até dois dias”, explicou o sindicalista.

O STTRR alega que a ALL tem jogado a responsabilidade para as empresas que terceirizaram o embarque no terminal de Itiquira, como forma de se eximir da responsabilidade com os motoristas.

“Os trabalhadores estão em condições totalmente insalubres, análogas à escravidão. A ALL é responsável pelos terminais, mas dizem que a responsabilidade é das embarcadoras. É um jogo de empurra. Os nossos advogados estão concluindo a ação contra ALL e todas as embarcadoras, por essas condições inadequadas de trabalho”, afirmou Luiz Gonçalves.

Outro lado

Por meio de assessoria, a ALL informou que não gerencia a operação no terminal da Seara, em Itiquira, e que vem cumprindo todos os seus compromissos comerciais com os clientes da região.

Veja algumas fotos do local:

GALERIA DE FOTOS
Maxsuel Oliveira

Caminhões Itiquira

Maxsuel Oliveira

Caminhões Itiquira

Maxsuel Oliveira

Caminhões Itiquira

Maxsuel Oliveira

Motoristas Itiquira




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Emanuel  13.03.13 16h41
Também temos caminhões lá. Como ficará as diárias? quem controlará a chegada do caminhão na fila? Isto ta se tornando rotina, estamos sempre absorvendo prejuízos e mais prejuízos.
6
0