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18.09.2014 | 08h:39

ÚLTIMAS ETAPAS


Trincheira mais cara da Perimetral está em fase de pavimentação

Orçada em R$ 46,6 milhões, obra deveria ter sido concluída em agosto

Edson Rodrigues/Secopa-MT

Trincheira da Jurumirim, que agora recebe camadas de asfalto

Maior obra em extensão – e também em preço – da Avenida Miguel Sutil, a trincheira Jurumirim segue em fase de finalização dos serviços de pavimentação da parte inferior da obra.

Com valor já estimado em R$ 46,6 milhões – R$ 7 milhões acima do previsto inicialmente –a “trincheirona” de 960 metros de extensão já conta com mais de metade das pistas cobertas por camadas de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), tipo de massa asfáltica aconselhada para pavimentar rodovias e ruas de tráfego mais intenso.

A obra é executada pelo Consórcio Sobelltar-Secopa e foi iniciada em 29 de março de 2012 e tinha como última data previsão de conclusão, o mês de agosto passado. O prazo de vigência do contrato expira no dia 27 deste mês.

Segundo informações da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), o mesmo material asfáltico será aplicado nas marginais da trincheira.

Edson Rodrigues/Secopa-MT

Pavimentação do subtrecho da Perimetral, antes da trincheira, também já teve início

Além disso, a instalação das barreiras de concreto (blocos “New Jersey”) que funciona como divisor de pista e barreira de segurança foi concluída nas proximidades do viaduto localizado sobre a Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) até a saída da trincheira, na Avenida Trabalhadores.

A pasta afirmou que os trabalhos de acabamento já forma iniciados, com a limpeza da obra e o tratamento nas paredes das cortinas da estrutura.

Agora, a empreiteira deverá dar início à implantação da sinalização vertical e horizontal das pistas, em consonância com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB) e as diretrizes da Política Nacional de Trânsito.

Subtrecho


O contrato prevê ainda a realização do serviço de recapeamento asfáltico em um trecho da Avenida Miguel Sutil, entre os viadutos da Rodoviária e da Avenida do CPA.

Enquanto o serviço é efetuado, a circulação de veículo segue em meia pista. A previsão é de que o recapeamento seja finalizado dentro de sete dias.

Prazos e valores


Segundo dados do contrato, inicialmente a trincheira tinha previsão de execução de 360 dias, prazo este que precisou ser aditado em 180 dias em 22 de março de 2013, passando para um total de 18 meses de obra.

Porém, um ano e meio foi pouco e o contrato precisou ser aditado novamente em 20 de setembro de 2013, quando passou a ser de 720 dias, ou seja, dois anos.

Responsável pela obra, o Consórcio Sobelltar-Secopa – formado pelas empresas Elenco Construções Ltda (líder), Sobrenco Engenharia e Comércio e Construtora Tardelli Ltda – já recebeu do Estado, até o momento, mais de R$ 39,9 milhões, segundo levantamento feito pela reportagem em agosto deste ano, junto ao Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças (Fiplan).

Edson Rodrigues/Secopa-MT

Pavimentação de área interna da trincheira é uma das fases finais da obra, segundo a Secopa

Inicialmente, a obra tinha previsão de custo de R$ 39.345.540,47, ou seja, menos do que o já foi pago pelo trabalho até agora.

Como fica o trânsito


Depois de pronta, a trincheira irá distribuir o tráfego na Avenida Miguel Sutil e atender a mais de 20 bairros nas regiões Oeste e Sul da cidade, como Coxipó, Parque Cuiabá, Jardim das Américas, Jardim Leblon, Bosque da Saúde, Bela Vista e muitos outros.

O motorista que vem da região do Coxipó com destino à Rodoviária, pelo trecho da atual rotatória da Avenida dos Trabalhadores, deverá passar por dentro da trincheira.

Já o motorista que deseja ter acesso à Avenida Fernando Corrêa da Costa deverá pegar a pista marginal do lado direito da rotatória para seguir o percurso.

Já no trecho da rotatória da Avenida Jurumirim, o motorista deverá fazer um “mergulho” na trincheira para seguir em direção ao Coxipó ou trafegar pela via marginal esquerda da rotatória para ter acesso ao Centro.

A obra


A trincheira de quase 1 km se inicia um pouco antes da Avenida Dante de Oliveira (Trabalhadores) e segue até depois do cruzamento da Perimetral com a Avenida Gonçalo Antunes de Barros (Jurumirim), próximo ao viaduto da Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA).

A obra integra o pacote de intervenções de travessia urbana, resultado de um convênio entre Governo do Estado e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), no valor de R$ 165,7 milhões, que ainda contempla a construção das trincheiras do Santa Rosa e Verdão, além dos viadutos da Dom Orlando Chaves e Despraiado, bem como o Complexo Viário do Tijucal.

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