A empresa Norte Sul, proprietária do ônibus sem freio que atingiu dois veículos em frente à Praça Maria Taquara, recebeu uma multa de R$ 20 mil, teve o veículo apreendido e o motorista foi advertido pela Prefeitura de Cuiabá.
De acordo com o secretário municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Thiago França, o acidente, registrado na noite de quarta-feira (17), foi um "caso atípico", mas isso não significa que a situação seja aceitável.
“Faz praticamente 10 anos que não registramos um acidente como esse, mas temos que admitir que o problema é grave e que a nossa frota precisa ser atualizada”, afirmou França.
O secretário informou que, somente neste ano, foram realizadas 200 operações para a fiscalização da qualidade dos ônibus que prestam serviço no sistema de transporte coletivo urbano em Cuiabá.
Nessas operações, foram aplicadas 900 multas e 2.100 notificações às empresas proprietárias dos veículos.
"Faz praticamente 10 anos que não registramos um acidente como este, mas temos que admitir que o problema é grave e que a nossa frota precisa ser atualizada"
“Nós temos servidores diretamente ligados à secretaria que acompanham as empresas de transporte e que realizam vistorias diariamente", disse.
França admitiu, porém, que a fiscalização - ainda que frequente - não é suficiente.
"Temos que admitir que a solução está mesmo na troca da frota”, disse.
O secretário afirmou, ainda, que a Prefeitura já deu início ao processo licitatório para a realização de novas concessões na Capital, o que irá ocasionar, automaticamente, a renovação da frota.
"Temos que admitir que a solução está mesmo na troca da frota do sistema de transporte coletivo de Cuiabá"
O acidenteO acidente ocorreu na última quarta-feira, quando o ônibus descia a Rua Clóvis Huguenei, lateral da Praça Maria Taquara, no Centro de Cuiabá.
No acidente, um veículo Fiat Sienna ficou destruído e uma moto também foi atingida.
Não houve feridos, pois os veículos se encontravam estacionados no pátio do posto e os donos estavam na loja de conveniência.
Outro ladoA Associação Mato-grossense dos Transportes Urbanos (MTU), que responde pelas empresas de ônibus em Cuiabá, afirmou, por meio de sua assessoria, que o veículo acidentado deixou o pátio da empresa "em perfeitas condições".
“Nós admitimos que houve uma falha mecânica, mas, infelizmente, todos os veículos estão suscetíveis a esses problemas”, diz trecho da nota.
Ainda de acordo com a assessoria, a empresa aguarda o resultado da perícia técnica para ter mais informações, mas possui seguro e irá arcar com todos os prejuízos causados pelo acidente.
A entidade informou, ainda, que "as empresas possuem oficina mecânica dentro dos seus pátios e realizam manutenção diária”.
Leia mais sobre o assunto:
Ônibus perde controle e atinge carro e moto em Cuiabá; veja
Comentários (6)
Engraçado, uma prefeitura que faz propagando até de um buraco que ela tampa não divulgar que estava fazendo operações para fiscalizar as empresas do transporte coletivo na capital, será que estão falando sobre isso agora por causa do acidente, aproveitando para se promover. Ah e por falar nisso o motorista que deveria ser parabenizado e elogiado por não ter deixado coisa pior acontecer é que vai pagar o pato, como sempre a corda só arrebenta do lado do mais fraco! Prefeitura e SMTU acordem a população não aguenta mais andar nessas sucatas, correndo riscos todos os dias, precisamos de ônibus novos e de uma empresa que não queira só lucrar em cima de nós, mais também prestar um serviço de qualidade a população.
enviada por: Raoni da Silva Pereira Data: 22/06/2015 08:08:50
Estou decepcionada com essa gestão da prefeitura eles sabem cobra taxas e mais taxas mais não tem fiscalização em vários setores principalmente no TRANSPORTES,SAÚDE E EDUCAÇÃO. é lamentável são todos iguais so muda o nome
enviada por: Marisa Data: 20/06/2015 20:08:31
A prefeitura está aproveitando para faturar. São 20 mil a mais nos cofres polpudos do erário público municipal. Porém, a prefeitura de Cuiabá também deveria ser punida pois não fiscaliza nada e permite que verdadeira sucatas façam o transporte da população.
enviada por: Luciano Data: 20/06/2015 20:08:14
Não entendi a parte que diz "(...) e o motorista foi advertido pela Prefeitura de Cuiabá." Alguém entendeu? O motorista não foi quase um herói nessa história, impedindo uma tragédia?
enviada por: Mara Data: 20/06/2015 18:06:54
Chega a ser engraçado o motorista que evitou uma tragedia mto maior é advertido. Deviam agradece lo por n ter matado ninguém.
enviada por: marciel sousa Data: 20/06/2015 18:06:16
Alem de multa, tem que obrigar essas empresas renovarem suas frotas. Na atual Gestão ainda nao tivemos o ar da graça de ver onibus novos. So tem sucata, principalmente na Pantanal Transporte. Todos os dias tem 02, 03...onibus quebrados.
enviada por: Everaldo Data: 20/06/2015 14:02:51