20.06.2015 | 13h:45

ÔNIBUS SEM FREIO


Prefeitura multa empresa em R$ 20 mil após acidente na Capital

Em 200 fiscalizações já realizadas, ônibus de Cuiabá receberam 900 multas e 2.100 notificações

Bruno Cidade/MidiaNews

Ônibus sem freio atingiu carro e moto no Centro da Capital, na quarta-feira (17)

A empresa Norte Sul, proprietária do ônibus sem freio que atingiu dois veículos em frente à Praça Maria Taquara, recebeu uma multa de R$ 20 mil, teve o veículo apreendido e o motorista foi advertido pela Prefeitura de Cuiabá.

De acordo com o secretário municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Thiago França, o acidente, registrado na noite de quarta-feira (17), foi um "caso atípico", mas isso não significa que a situação seja aceitável.

“Faz praticamente 10 anos que não registramos um acidente como esse, mas temos que admitir que o problema é grave e que a nossa frota precisa ser atualizada”, afirmou França.

O secretário informou que, somente neste ano, foram realizadas 200 operações para a fiscalização da qualidade dos ônibus que prestam serviço no sistema de transporte coletivo urbano em Cuiabá.

Nessas operações, foram aplicadas 900 multas e 2.100 notificações às empresas proprietárias dos veículos.

"Faz praticamente 10 anos que não registramos um acidente como este, mas temos que admitir que o problema é grave e que a nossa frota precisa ser atualizada"


“Nós temos servidores diretamente ligados à secretaria que acompanham as empresas de transporte e que realizam vistorias diariamente", disse.

França admitiu, porém, que a fiscalização - ainda que frequente - não é suficiente.

"Temos que admitir que a solução está mesmo na troca da frota”, disse.

O secretário afirmou, ainda, que a Prefeitura já deu início ao processo licitatório para a realização de novas concessões na Capital, o que irá ocasionar, automaticamente, a renovação da frota.

"Temos que admitir que a solução está mesmo na troca da frota do sistema de transporte coletivo de Cuiabá"

O acidente


O acidente ocorreu na última quarta-feira, quando o ônibus descia a Rua Clóvis Huguenei, lateral da Praça Maria Taquara, no Centro de Cuiabá.

No acidente, um veículo Fiat Sienna ficou destruído e uma moto também foi atingida.

Não houve feridos, pois os veículos se encontravam estacionados no pátio do posto e os donos estavam na loja de conveniência.

Outro lado


A Associação Mato-grossense dos Transportes Urbanos (MTU), que responde pelas empresas de ônibus em Cuiabá, afirmou, por meio de sua assessoria, que o veículo acidentado deixou o pátio da empresa "em perfeitas condições".

“Nós admitimos que houve uma falha mecânica, mas, infelizmente, todos os veículos estão suscetíveis a esses problemas”, diz trecho da nota.

Ainda de acordo com a assessoria, a empresa aguarda o resultado da perícia técnica para ter mais informações, mas possui seguro e irá arcar com todos os prejuízos causados pelo acidente.

A entidade informou, ainda, que "as empresas possuem oficina mecânica dentro dos seus pátios e realizam manutenção diária”.

Leia mais sobre o assunto:


Ônibus perde controle e atinge carro e moto em Cuiabá; veja

Leia mais notícias sobre Cotidiano:

1999-2025 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real

(65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados.

Ver em: Celular - Web