Reprodução
Inédito em Mato Grosso, o Sesc Pantanal, levará ao município de Poconé, renomados profissionais das áreas de urbanismo e educação ambiental
Já pensou em morar em uma casa, bairro ou até mesmo cidade de maneira integrada com o meio ambiente? Ocupações que utilizam de soluções ecológicas, que atendam às necessidades básicas do homem: moradia, água, alimentação e energia serão apresentadas no próximo dia 28 de junho, durante o Seminário Cidade Sustentável. O Sesc Pantanal, levará ao município de Poconé, renomados profissionais das áreas de urbanismo e educação ambiental que debaterão sobre a contribuição para o desenvolvimento da cidade de maneira sustentável.
Inédito em Mato Grosso, o seminário debaterá sobre estratégias que buscam o ordenamento do ambiente urbano em alinhamento com a qualidade de vida do cidadão, na equalização de melhorias que tornam a cidade mais limpa e agradável de se viver. Na programação, estão contidos importantes trabalhos que promovem a viabilidade de uma cultura sustentável Brasil afora.
Entre os palestrantes convidados que virão à Poconé e endossam aplicabilidade de uma gestão mais sustentáveis para as cidades, destacam-seAntônio Zayek, fundador e presidente da Associação de Moradores da Ecovila Santa Branca e professor no Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado – IPEC, Daniel Fonseca Andrade, doutor em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo, especialista nas temáticas de Gestão, Políticas Públicas e Educação Ambiental e Eduardo Chilleto, arquiteto e urbanista, especialista em Planejamento Urbano com ênfase em habitações de interesse social e vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU-MT).
Voltado para gestores públicos, formadores de opinião e estudantes universitário, o seminário, gratuito, realizado na Unidade do Sesc Poconé, estimulará o pensamento crítico sobre a construção de políticas públicas mais sustentáveis.
“Trabalhar pelo Pantanal não é apenas a preservar o bioma, mas olhar para o homem e sua ocupação no local. É importante colocarmos em pauta e discutirmos algumas ações nesse contexto urbano do Pantanal. E, assim, saber como as pessoas se relacionam com a cidade de Poconé e voltar o olhar para esse município, sob a perspectiva de quais são as necessidades e prioridades destas pessoas”, destaca a gerente de Pesquisa e Meio Ambiente do Sesc Pantanal, Cristina Cuiabália - responsável pela mediação da mesa redonda que contará com a participação de todos os palestrantes “Caminhos para cidades sustentáveis”.
A programação do Seminário Cidade Sustentável integra as atividades realizadas pelo Sesc Pantanal ao durante o mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho). O Sesc dispõe de diversas iniciativas voltadas à causa ambiental, atuando em várias frentes de conservação da biodiversidade e da educação ambiental.
Sobre o Sesc Pantanal – O Sesc Pantanal celebra no ano de 2017 uma trajetória de 20 anos de trabalho consolidado de conservação da natureza, pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico em Mato Grosso, tendo como principal unidade de atuação a Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Sesc Pantanal. Além da RPPN, integram o Sesc Pantanal o Hotel Sesc Porto Cercado; o Parque Sesc Baía das Pedras; o Sesc Poconé; e o Sesc Serra Azul, localizado no município de Rosário Oeste e com acesso pelo polo turístico de Bom Jardim (Distrito de Nobres).
Sobre os palestrantes
Antônio Zayek: Médico Veterinário, especialista em Permacultura e Ecovilas, Diretor da Secretaria de Limpeza Urbana, Parques, Praças e Jardins da Prefeitura de Anápolis, Goiás. Fundador e Presidente da Associação de Moradores da Ecovila Santa Branca e professor no Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado – IPEC.
Daniel Fonseca Andrade: Biólogo pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Mestre em Ciência Ambiental pela Universidade de South Bank, Londres. Doutor em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo. É especialista nas temáticas de Gestão, Políticas Públicas e Educação Ambiental.
Eduardo Chiletto: Arquiteto e Urbanista, especialista em Planejamento Urbano com ênfase em habitações de interesse social. Vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso, é consultor em diversas empresas e organizações na elaboração de planos diretores municipais.
Seminário Cidades Sustentáveis
Data: 28 junho (quarta-feira) – das 8h30 às 12h30
Local: Salão Social do Sesc Poconé - Capacidade 150 pessoas
Programação
8h30 – Credenciamento e café de boas vindas
9h – Abertura
9h15 - Palestra de abertura - Contribuições do Sesc Pantanal para o Meio Ambiente - Christiane Caetano (Diretora do Sesc Pantanal)
9h45 - Palestra - Educação ambiental: abordagens e práticas - Daniel Fonseca Andrade (UNIRIO)
10h25 – Palestra - Como o urbanismo pode contribuir para uma cidade mais sustentável? - Eduardo Chiletto (CAU-MT)
11h05 – Palestra - Ecovilas & Permacultura: ocupações humanas sustentáveis - Antônio Zayek (Prefeitura de Anápolis)
11h45 - Mesa redonda com os palestrantes: Caminhos para cidades sustentáveis - Mediação: Cristina Cuiabália (Gerente de Pesquisa e Meio Ambiente do Sesc Pantanal)
Comentários (Nenhum)