Cuiabá, Terça-Feira, 9 de Setembro de 2025
APÓS LAUDO TÉCNICO
25.06.2013 | 14h30 Tamanho do texto A- A+

MP do Paraná notifica Batavo sobre leite contaminado

Um laudo técnico apontou a presença de formol nos lotes TT/04/DP e TT/04/ER

DO R7
O MP-PR (Ministério Público do Paraná) notificou a marca Batavo, da empresa BRF (Brasil Foods), para prestar esclarecimentos no inquérito que investiga a adulteração de leite.

Testes realizados pelo Lacen (Laboratório Central) apontaram a presença de formol no leite UHT da marca Batavo, enriquecido com cálcio, nos lotes TT/04/ER e TT/04/DP, produzidos em 28 de fevereiro de 2013, com vencimento em 28 de junho de 2013, no município de Teotônia, no Rio Grande do Sul.

As amostras foram coletadas em Curitiba nos dia 27 de maio e 20 de junho pela vigilância sanitária municipal.

O Ministério Público também informou o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, responsável pela fiscalização periódica dos locais de produção, e encaminhou cópias dos laudos à Promotoria de Justiça do Rio Grande do Sul, que investiga contaminação no leite produzido naquele Estado.

De acordo com o MP-PR, as empresas ainda não responderam à notificação. Segundo a Secretaria da Saúde do Paraná, se o leite adulterado com formol for consumido em grandes quantidades ou por um longo período de tempo, a intoxicação pode até causar câncer.

A Vigilância Sanitária paranaense determinou o recolhimento do produto no comércio do Estado, mas a Promotoria de Justiça orienta os consumidores que eventualmente já tenham comprado o leite UHT Batavo enriquecido com cálcio, pertencentes aos lotes acima citados, que evitem consumi-los e que contribuam com as investigações, encaminhando a embalagem e o leite à Promotoria de Defesa do Consumidor (Av. Iguaçu, 1251, no Rebouças) ou que façam contato pelo e-mail [email protected].



Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

andre  27.06.13 16h05
hoje em dia quando vamos ao mercado, precisamos rezar e ter sorte na escolha dos produtos para que os mesmos não tenham veneno.....em qual empresa e produtos confiarmos? só querem lucros, e a qualidade e o respeito com as pessoas? saudades dos produtos com a marca "Batavo" produzidos pela Cooperativa....
0
0