Cuiabá, Quarta-Feira, 16 de Julho de 2025
NOVOS NÚMEROS
Tamanho do texto A- A+

Taques lidera com 33% em Cuiabá; Lúdio tem 24% e Riva 7%

Pesquisa ouviu 500 pessoas na Capital; possibilidade do segundo turno também foi avaliada

Divulgação

Os candidatos Pedro Taques, Lúdio Cabral e José Riva, que lideram corrida eleitoral em Cuiabá

Os candidatos Pedro Taques, Lúdio Cabral e José Riva, que lideram corrida eleitoral em Cuiabá

GLÁUCIO NOGUEIRA
GAZETA DIGITAL
O candidato ao Governo do Estado Pedro Taques (PDT) lidera a preferência do eleitorado de Cuiabá. É o que aponta a primeira rodada de pesquisas realizada pelo Instituto Gazeta Dados. Entre as 500 pessoas ouvidas, o pedetista aparece com 33% das intenções de voto.

Ele é seguido pelo ex-vereador Lúdio Cabral (PT), que foi escolhido por 24% da população. Em terceiro está o deputado estadual José Riva (PSD), com 7%.

José Roberto Cavalcante (PSOL) e José Marcondes, o Muvuca (PHS) receberam, cada um, 1% das intenções, enquanto que o número de eleitores que votará em branco ou anulará o voto chega a 11% e 23% não souberam responder.

Realizada entre os dias 8 e 10 de agosto, a pesquisa utilizou o método survey, tem margem de erro de 4%, para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) sob o protocolo nº MT-00044/2014.

Taques, além de liderar na modalidade estimulada, ou seja, aquela em que o entrevistado recebe um cartão com o nome de todos os candidatos, está à frente na pesquisa espontânea, em que nenhuma opção é mostrada ao eleitor.

O pedetista fica com 14% dos votos, seguido por Lúdio com 8% e Riva com 2%. Votos brancos e nulos somam 9% nesta modalidade, enquanto que 66% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

Outros nomes foram citados por 1% dos eleitores. Foram lembrados Muvuca, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o senador Blairo Maggi (PR), o deputado estadual Walter Rabelo (PSD) e o vereador Haroldo Kuzai (SD).

Segundo turno

O Gazeta Dados também realizou a simulação de um eventual segundo turno, entre os candidatos ao governo que aparecem nas 3 primeiras colocações.

Conforme a pesquisa, se a disputa ocorrer entre Taques e Lúdio, o pedetista vence com 38% das intenções de voto e o petista ficaria com 27%. Brancos e nulos seriam 11% e 24% de indecisos. Já contra Riva, Taques teria 46% da preferência, enquanto que o pessedista receberia 10%.

Brancos e nulos somaram 16% e o número de indecisos chega a 28%. Se o segundo turno for disputado entre Lúdio e Riva, o petista venceria com 44%, contra 12% do deputado estadual.

O número de votos brancos e nulos e o de eleitores indecisos é igual ao verificado na disputa entre o ex-vereador e o senador, 16% e 28%, respectivamente.

As 500 entrevistas foram realizadas em 108 bairros da capital, sendo que 53% dos entrevistados foram do sexo feminino e 47% do masculino. Destes, 38% são analfabetos, 42% cursaram o ensino médio e 20% possuem o superior completo.



Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
11 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Patricia vieira  13.08.14 23h30
Não sou a favor de candidato nenhum. Nesse meio não existe santo! Votei no senador Pedro Taques, mas nessa proposta de mudança do senador, existe uma conta que não fecha.Conchavos políticos não se desfazem!o senador tem recebido grandes apoios financeiros, estão doando tanto dinheiro a troco de que? Estão doando pq são bondosos? Idealistas? Náo, estão doando , para depois obterem benefícios, favores. Como prometer mudanças e fazer conchavos com Pivetta, Percival, Jaime, Julio , isso sem falar no Pagot, demitido do dnit por... Como combater a corrupção , se ela está presente nos seus aliados? A contabilidade não fecha!!
0
0
anderson  13.08.14 21h43
a medida que a pesquisa adentra nos 141 municipios de mt,a situacao e outra. riva comanda o interior de mato grosso.taques ganha,ainda em cuiaba. porem,esta eleicao e de governador e nao de prefeito.nao acredito nesta pesquisa.riva entra onde os outros nao conseguem e nao conseguirao entrar.ludio tem meu respeito,gosto dele.e minha 2 opcao de voto,grande lideranca que se forma em cuiaba,porem meu voto e de mlhares de matogrossenses e de riva 55.
0
0
daniel  13.08.14 17h19
daniel, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas
Renato  13.08.14 14h57
Cuiabá como maior colégio eleitoral definira a disputa. Taques ganhara no primeiro turno, Lúdio é desconhecido no interior e vai empacar nos 24% e o Riva deve estar pensando: no que fui me meter! Dizem que ele vai jogar a toalha, será? Veremos...
13
8
Zé da Silva  13.08.14 14h47
O resultado das eleições será assim: Pedro Taques 2 X 1 Lúdio. Pedro Taques 4 X 1 Riva. Muito aproximado do que mostra o resultado da pesquisa supra mencionado.
14
8