A vereadora Doutora Mara (Podemos) defendeu que a Central de Regulação de Vagas do SUS (Sistema Único de Saúde), que hoje é gerida pelo Governo do Estado, seja devolvida para a Prefeitura de Cuiabá.
O controle da Central está com a Secretaria Estadual de Saúde desde a intervenção estadual na Saúde de Cuiabá, em 2023.
O Município atualmente regula apenas as cirurgias eletivas, exames e consultas reguladas pela rede pública. O Estado passou a ser responsável pela regulação das UTIs e cirurgias de urgência e emergência, além de alguns exames de alta complexidade.
Segundo a vereadora, o controle pelo Estado prejudica pacientes da Capital, que dividem espaço com os de outras cidades do interior.
“O princípio da equidade acaba se tornando um jogo desigual para municípios que possuem maior demanda ou menos representatividade política. Isso significa que pacientes de Cuiabá, mesmo com casos urgentes ou estando mais próximos da unidade de atendimento, podem ser preteridos em favor de pacientes de outras regiões”, afirmou Doutora Mara ao MidiaNews.
“Não se trata de negar solidariedade a outros municípios, mas de buscar equilíbrio. Quem investe em saúde precisa garantir que sua população tenha acesso aos serviços. Os pacientes locais estão perdendo acesso a serviços de saúde ao competir por vagas com pacientes de todo o Estado”.
Para Mara, a responsabilidade já poderia ser devolvida para a Prefeitura agora que a gestão mudou e que há mais confiança no ocupante do Palácio Alencastro.
“Esse atraso [em devolver ao município] pode custar vidas. A nova gestão é comprometida com a transparência, então Cuiabá já está preparada para retomar essa responsabilidade”, afirmou.
“O Município conhece suas demandas, sua rede e sua população. Pode agir com agilidade, priorizando quem realmente precisa do serviço diariamente, com mais transparência e eficácia”, encerrou.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|