Cuiabá, Quarta-Feira, 30 de Julho de 2025
INFRAESTUTURA
13.04.2011 | 07h48 Tamanho do texto A- A+

Após quatro décadas, ponte que liga SP/PR é liberada

Terceira maior ponte do Brasil fica entre as cidades de Carlópolis (PR) e Fartura (SP)

R7

Depois de 42 anos em construção e, desde 1969 aberta ao público, a ponte que liga os Estados de São Paulo e Paraná, sobre o rio Xavantes, teve finalmente uma cerimônia oficial de inauguração. 

O evento aconteceu em meio às comemorações dos 120 anos de Fartura, cidade do interior paulista onde a obra foi iniciada. A ponte leva a cidade de Carlópolis (PR) até Fartura (SP). 

A terceira maior ponte do Brasil, com 1,5 km de extensão, foi batizada de Benedito Garcia Ribeiro. O nome é em homenagem ao prefeito de Fartura, que esteve no cargo três vezes e foi quem conseguiu convencer os governos estaduais, na década de 1960 a realizar a obra. 
A ponte tinha como objetivo melhorar a vida dos moradores da região de Xavantes - que ficaram ilhados -, após a construção de uma represa no local para abastecer usinas e gerar energia elétrica. Além disso, ela serviria para ligar os dois principais Estados do Brasil e favorecer o trânsito de pessoas e comércio. 

História

Jornais da época creditaram a realização da obra aos governadores paulistas Laudo Natel (1966/1967) e Abreu Sodré (1967/1971). Porém, as negociações para que a ponte saísse do papel, começaram muito antes com o ex-governador de SP Ademar de Barros. 

Apesar de ter autorizado o estudo técnico para a obra, Barros não a liberou. Antes disso, teve seu mandato cassado pelo regime militar. O aval foi dado por seu sucessor, Natel, na época do milagre econômico brasileiro. 

Depois de uma infinidade de carros, caminhões, ônibus, charretes, motocicletas e pessoas passarem no local, o então governador de SP José Serra oficializou no dia 30 de março de 2010, a lei estadual 14.007, que finalmente oficializou o nome da ponte.




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia