Cuiabá, Sábado, 12 de Julho de 2025
SEMINÁRIO NO TCE
25.04.2019 | 11h18 Tamanho do texto A- A+

“Corrupção fede, mas incompetência dá 10 vezes mais prejuízo”

Mendes: Estado sofre por "opções erradas, decisões equivocadas e falta de responsabilidade”

Alair Ribeiro/MidiaNews

O governador Mauro Mendes, que participou de abertura de seminário no TCE

O governador Mauro Mendes, que participou de abertura de seminário no TCE

CAMILA RIBEIRO E DOUGLAS TRIELLI
DA REDAÇÃO

O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que a ineficiência e a incompetência dos gestores causam prejuízos mais graves aos cofres públicos se comparados a casos de corrupção que acontecem no País.

 

“Sempre abordo esse assunto de corrupção. No Brasil, contra o desvio público, contra a corrupção, nós temos muita gente especializada atuando, temos leis para pegar quem é negligente, quem descumpre leis e quem pratica a corrupção”, disse.

 

“Nós temos os tribunais de contas, o Ministério Público, o Judiciário para julgar. Agora, e os ineficientes e os incompetentes? Já falei isso e vou repetir: a corrupção fede, tem que ser combatida duramente. Mas a ineficiência e a incompetência dão dez vezes mais prejuízo ao cidadão”, acrescentou Mendes.

 

As declarações foram dadas na manhã desta quinta-feira (25), em discurso na abertura do “Seminário Ajuste Fiscal ou Desgoverno – Equilíbrio – Transparência – Eficiência”, que está sendo realizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT).

 

Nós temos os Tribunais de Contas, o MPE, o Judiciário para julgar. Agora, e os ineficientes, e os incompetentes? Já falei isso e vou repetir: a corrupção fede, tem que ser combatida duramente. Mas a ineficiência e a incompetência dá dez vezes mais prejuízo ao cidadão

Na oportunidade, Mendes disse que se de um lado há órgãos de controle e o próprio Judiciário mais voltados aos casos de corrupção, de outro compete aos gestores públicos adotar medidas de modo a barrar a ineficiência do serviço público.

 

“Nós não temos o ‘Ministério Público da Ineficiência’ e, portanto, temos que voltar nossos olhos para combater a ineficiência e a incompetência. Combater aquilo que realmente está matando os Estados. Ou fazemos isso, ou acordemos para realidade ou vamos comprometer a nossa geração”, afirmou.

 

“Opções erradas”

 

Ainda em seu discurso, Mendes disse que, assim que assumiu o comando do Paiaguás, viu de perto a dura realidade econômica do Estado e tomou medidas para tentar frear o descontrole das contas públicas.

 

“Um Estado que não tem ajuste fiscal, começa gerar um desgoverno. Quando você gasta mais do que arrecada, não importa se é no Estado, no Município, na nossa casa... se gastar mal, causa o desequilíbrio. E aí começa a faltar dinheiro para o básico”, disse.

 

“Foi isso que aconteceu em Mato Grosso: opções erradas, decisões equivocadas, falta de responsabilidade”.

 

O governador ainda pediu a contribuição de todos os Poderes, instituições e membros da sociedade, no que diz respeito ao controle dos gastos públicos.

 

“Se cada um der sua contribuição, o servidor, os poderes, o juiz, o desembargador, o professor, o membro do TCE, se todos entendermos isso, nós vamos recuperar esse Estado. Medidas já foram tomadas e alguns resultados já começam aparecer. Muitas ações ainda precisam ser feitas”, afirmou Mendes.

 

“O que tenho feito é buscar dar o exemplo, cortar gastos, conter despesas, aumentar a receita. Porque aí, equilibra as contas e no momento seguinte sobra dinheiro para investir na sociedade, no cidadão, naquilo que importa”, concluiu.

 

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
3 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

MAGDIEL JOSIAS DO PRADO  27.04.19 08h21
Ineficiência e corrupção andam de mãos dadas...
1
0
Paulo Sodré  25.04.19 16h29
Cada dia admiro ainda mais a gestão Mauro Mendes e sua maneira franca, sem medo de falar e agir. Até que enfim alguém teve a coragem de falar o maior problema deste País. A incompetência. Deve-se combater incansavelmente e com determinação a corrupção, mas a incompetência concretizada em uma ação incompetente fica por gerações.
15
26
maria  25.04.19 14h08
NOSSA MEU DEUS.....UM GOVERNADOR FALAR ISSO, CHEGARMOS NO FUNDO DO POÇO. DEUS TENHA PIEDADE DE NÓS.
39
16