Cuiabá, Sábado, 12 de Julho de 2025
"CAÇA ÀS BRUXAS"
11.07.2025 | 08h23 Tamanho do texto A- A+

Bolsonaro pede urgência aos Poderes para que atendam exigências de Trump

Ex-presidente foi citado na carta em que o norte-americano anuncia sobretaxa a produtos brasileiros

Natanael Alves/PL

O ex-presidente da República Jair Bolsonaro, que se posicionou sobre a sobretaxa

O ex-presidente da República Jair Bolsonaro, que se posicionou sobre a sobretaxa

MARIANNA HOLANDA
DA FOLHAPRESS

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) evitou criticar, nesta quinta-feira (10), o aumento da sobretaxa para 50% sobre produtos importados do Brasil, imposto pelos Estados Unidos, e pediu ação urgente dos Poderes, ao falar pela primeira vez sobre o tema desde o anúncio do presidente Donald Trump.

 

A medida é resultado direto do afastamento do Brasil dos seus compromissos históricos com a liberdade

"O Brasil caminha rapidamente para o isolamento e a vergonha internacional. A escalada de abusos, censura e perseguição política precisam parar. O alerta foi dado, e não há mais espaço para omissões", disse, no X, antigo Twitter.

 

Bolsonaro falou ainda de sua admiração e seu respeito pelo governo dos Estados Unidos. Mencionado na carta enviada por Donald Trump ao presidente Lula (PT), o ex-presidente atribuiu a medida do aliado à diplomacia do governo brasileiro, seguindo a mesma estratégia da adotada por seus aliados desde que a sobretaxa foi anunciada.

 

"Recebi com senso de responsabilidade a notícia da carta enviada pelo presidente Donald J. Trump ao governo brasileiro, comunicando e justificando o aumento tarifário de produtos brasileiros. Deixo claro meu respeito e admiração pelo Governo dos Estados Unidos", disse na rede social.

 

"A medida é resultado direto do afastamento do Brasil dos seus compromissos históricos com a liberdade, o Estado de Direito e os valores que sempre sustentaram nossa relação com o mundo livre. Isso jamais teria acontecido sob o meu governo", completou.

 

Bolsonaro citou ainda a "caça às bruxas", termo utilizado pelo próprio Trump, como justificativa da medida econômica, afirmando que não seria apenas contra ele, mas "milhões de brasileiros".

 

"O que está em jogo é a liberdade de expressão, de imprensa, de consciência e de participação política. Conheço a firmeza e a coragem de Donald Trump na defesa desses princípios. O Brasil caminha rapidamente para o isolamento e a vergonha internacional", afirmou ainda.

 

Por fim, Bolsonaro pede aos Poderes que apresentem "com urgência" medidas para resgatar o que ele chamou de normalidade institucional do país.

 

Aliados do ex-presidente, na noite de quarta-feira (9), já admitiam reservadamente haver um desgaste para ele e para o seu grupo político com o aumento da sobretaxa para 50%.

 

A decisão de Trump faz parte de uma ofensiva para defender Bolsonaro, e a carta do americano cita o ex-presidente diretamente. Há uma avaliação entre os aliados do ex-presidente de que, por ora, o governo Lula (PT) tem conseguindo emplacar o discurso de que o ato fere a soberania do país.

 

Embora haja incerteza em torno das consequências econômicas e políticas da decisão de Trump, bolsonaristas já buscam blindar o ex-presidente da crise.

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
8 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Aldo   11.07.25 11h28
Será que ele está achando que vai ser liberado dos processos por causa dessa fala do presidente dos estados unidos. A urgência do STF deve ser concluir logo o processo e papuda neles.
128
19
Marcos   11.07.25 09h59
A urgência é meter esse bandido e sua famílicia atrás das grades.
148
26
Jesus carlos   11.07.25 09h43
Ei golpista aqui e Brasil país soberano quem é vc para falar isso . Se coloque em seu lugar ok. Brasil tem justiça e vc vai ser julgado ainda aguarde ok
140
26
Carlos Alberto  11.07.25 09h41
Sem dúvidas, o presidente mais frouxo e covarde que já tivemos na República. Está disposto a rifar todo o país (que patriota!) pra salvar o proprio lombo da cadeia, cadeia esta que está prestes a enfrentar em razão de tudo o que fez. O Lula pelo menos teve a dignidade de enfrentar a cadeia.
149
26
Rezende  11.07.25 09h26
Infelizmente temos que baixar a bola e recuar, essa historinha de soberania nacional, de interferência externa é desculpa para não sucumbir ao pais mais forte do mundo, somos subdesenvolvidos, necessitamos de "amigos ricos", e agora a esquerda vem com desculpa de ser soberanos? esquerditas nunca foram patriotas nem sabem o que é isso, recue, peça desculpa e seja subordinado enquanto subdesenvolvido, quem paga e sente o preço dessas escolhas são somente os mais humildes.
24
163