Cuiabá, Quinta-Feira, 3 de Julho de 2025
TRÂNSITO
04.05.2019 | 14h06 Tamanho do texto A- A+

Acidentes mataram 108 pessoas em Cuiabá em 2018, diz estudo

Maioria das ocorrências acontece nos sábados e domingo; homens jovem são principais vítimas

Alair Ribeiro/MidiaNews

Acidente na Avenida do CPA, uma das que concentra grande parte das ocorrências

Acidente na Avenida do CPA, uma das que concentra grande parte das ocorrências

DA REDAÇÃO

O Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito (CMSPT), que é composto por representantes das secretarias municipais de Saúde, Mobilidade Urbana e Educação divulgou o boletim do Programa Vida no Trânsito (PVT), referente a 2018 em Cuiabá.

 

No ano de 2018, foram registrados 104 acidentes de trânsito com mortes nas vias públicas de Cuiabá, totalizando 108 vítimas fatais. Entre os anos de 2015 e 2017, houve uma redução do número de acidentes fatais em Cuiabá. Entretanto, em 2018, houve um crescimento de 20% na violência no trânsito da Capital, cujo impacto no período 2015/2018 resultou num aumento de 10,2% de óbitos por acidentes.

 

Quanto ao perfil do acidentado, do total de casos, 86,1% são homens de 18 a 35 anos correspondendo à metade das vítimas fatais. A maioria dos acidentes fatais ocorreu aos sábados e domingos à noite. No período analisado, a maior incidência de vítimas foi em motociclistas, com predomínio de acidentes do tipo colisão. Em mais da metade das vítimas, o óbito ocorreu no local do acidente.

 

Do total de acidentes, 83% ocorreram no perímetro urbano da Capital, em “vias expressas”, sendo, no período analisado, o excesso de velocidade foi o fator de risco que mais contribuiu para os acidentes fatais em Cuiabá, seguido por condução sob efeito de álcool. A conduta de risco mais frequente foi a falta de habilitação.

 

De acordo com dados do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS), que autoriza as internações pelo SUS, em 2018 o Município de Cuiabá registrou 2.985 internações por acidentes de trânsito, gerando um gasto de mais de R$ 4 milhões aos cofres públicos.

 

Os acidentes envolvendo motociclistas predominaram no total de internações das quais 76,1% ocorreram no Hospital Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), serviço de referência em urgência e emergência da Capital para todo o Estado.

 

As informações sobre os acidentes de trânsito com vítimas fatais ocorridos no município de Cuiabá em 2018 foram produzidas pela Comissão de Coleta, Análise de Dados e Gestão da Informação de Acidentes de Trânsito de Cuiabá vinculada ao PVT, através da integração dos bancos de dados da Saúde e da Polícia.

 

O Programa Vida no Trânsito (PVT) é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS) em cooperação técnica com a Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) e as secretarias municipais e estaduais de saúde, e vem sendo desenvolvido desde 2012 em todas as capitais do país com o objetivo de subsidiar os gestores no fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito.

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia