A decisão da plataforma de viagens 123milhas de suspender pacotes e passagens da chamada linha Promo afetou milhares de consumidores em todo Brasil. Entre eles, um grupo de 18 pessoas de uma mesma família de Cuiabá que tinha adquirido um pacote para o Rio de Janeiro, com viagem marcada para novembro.
A estudante Taiza Carolina Santos da Silva, de 28 anos, foi quem falou com o MidiaNews em nome do grupo. Ainda abalada, ela conta que se sente muito frustrada e que tem tido dificuldades para se comunicar com a empresa.
“Eles não atendem no final de semana. Então só consegui contatá-los na segunda-feira (21). Mandei email, entrei em contato no site e pelo WhatsApp. Só consegui um retorno deles ontem à noite, não mencionando que a passagem foi cancelada, só oferecendo o voucher”, disse ela.
O voucher que Taíza menciona foi oferecido aos clientes que tinham adquirido passagens para o período cancelado pela empresa, entre setembro e dezembro. O voucher é no valor de cada passagem com correção monetária de 150% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que está pagando 13,15% ao ano.
O problema é que, com esse valor, o consumidor não consegue adquirir uma passagem para o mesmo período, devido à elevação dos preços com a proximidade da data.
Na linha Promo da agência, as passagens normalmente são oferecidas com valores abaixo da média do mercado porque são garimpados com preços promocionais e em datas que estão fora da alta temporada. Além disso, o turista não define a data da viagem, apenas o mês.
“Gastamos no total R$ 6.500 com as passagens. Se formos comprar as passagens hoje no mesmo site [da 123milhas] dá mais de R$ 47 mil. Na época o trecho estava por volta R$ 350 ida e volta. Hoje está R$ 2.600 cada uma”, explica Taíza.
Os vouchers, segundo estudante, não pagam nem um quinto desse valor que ficaria agora. A família já vinha se planejando há nove meses para viajar em novembro deste ano, tendo inclusive alugado dois apartamentos na praia de Copacabana, o que representa mais um prejuízo se a viagem não ocorrer na data programada.
O grupo tinha 20 pessoas. Somente duas delas não haviam adquirido as passagens pela linha Promo, mas acabam afetadas se o restante da família não puder ir.
“Foi muito difícil organizar todo mundo da família para viajar junto, são 20 pessoas. Planejamos com mais de um ano de antecedência para dar tempo de organizar certinho a questão financeira, de trabalho, da escola das crianças... Só queríamos que a viagem estivesse garantida”, desabafa.
A estudante conta que só soube do cancelamento através da imprensa e de uma amiga que a alertou sobre a decisão, pois a empresa não a informou diretamente. “Quando eu soube no sábado, chorei muito e acabou com o meu final de semana. Só consegui contar para a minha família na segunda-feira e foi horrível, uma quebra de expectativa muito grande”.
Taíza conta que, além do preço atrativo, ela já tinha viajado pela 123milhas pela linha Promo e não tinha tido problemas, por isso confiava na empresa. Com o valor em conta e com tempo para se planejar, sua família, que é humilde, se organizou para comprar e conseguir ir.
“É a primeira viagem que fazemos com todo mundo, metade nunca foi para a praia, as crianças estavam animadas.... Não ir nessa viagem vai ser muito doloroso, está sendo uma frustração enorme!”, diz.
Taíza e sua família estão se organizando para entrar com uma ação na justiça contra a empresa. O grupo está reunindo os documentos necessários e pretende exigir da empresa o serviço que haviam contratado. “A gente quer exigir a emissão das passagens. Não queremos dinheiro, não queremos voucher. Queremos as passagens”, finaliza ela.
O que diz a 123
Em comunicado à imprensa, a 123milhas emitiu uma nota explicando a suspensão das emissões na linha Promo. Veja a nota na íntegra:
“A 123milhas decidiu suspender, no dia 18 de agosto de 2023, as emissões de passagens e pacotes da linha PROMO (com datas flexíveis) com previsão de embarque de setembro a dezembro de 2023. As vendas desse produto já haviam sido interrompidas na última quarta-feira (16/08). Todos os demais produtos da 123milhas permanecem sem nenhuma alteração.
A decisão deve-se à persistência de fatores econômicos e de mercado adversos, entre eles, a alta pressão da demanda por voos, que mantém elevadas as tarifas mesmo em baixa temporada, e a taxa de juros elevada. A 123 milhas ressalta que a linha PROMO representa 7% dos embarques de 2023 da companhia.
Os valores pagos pelos clientes que adquiriram produtos da linha PROMO com embarque previsto para setembro, outubro, novembro e dezembro de 2023 serão integralmente devolvidos em vouchers, com correção monetária de 150% do CDI - acima da inflação e dos juros de mercado. Os vouchers podem ser usados por qualquer pessoa para compra de outros produtos da 123milhas.
As medidas referentes à linha PROMO são uma decisão responsável da 123milhas, no sentido de preservar os valores pagos pelos clientes. A empresa continua comprometida com o propósito de proporcionar a mais pessoas experiências mais acessíveis em viagens e turismo”.
Procon-MT já foi acionado
O Procon de Mato Grosso emitiu um comunicado informando que notificou a 123milhas a prestar esclarecimentos aos consumidores mato-grossenses. Veja abaixo na íntegra:
O Procon Estadual de Mato Grosso, vinculado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), notificou nesta segunda-feira (21) a 123milhas (123 Viagens e Turismo Ltda) a prestar esclarecimentos sobre a suspensão de pacotes e passagens promocionais (linha “Promo”) que seriam utilizados pelos consumidores nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2023. O cancelamento da emissão dos pacotes foi anunciado na última sexta-feira (18) pela empresa.
Na notificação, o Procon-MT requer esclarecimentos sobre as razões do descumprimento da oferta; o período de suspensão dos pacotes; quais pacotes serão suspensos e quantos consumidores serão afetados pela suspensão.
A empresa deverá apresentar, também, as formas de reembolso ofertadas aos consumidores e detalhar como serão feitos os cálculos para a atualização dos valores; além de apresentar outros esclarecimentos pertinentes ao caso.
O prazo para a 123milhas responder ao Procon é de 10 dias a contar da data do recebimento da notificação.
A coordenadora de Gestão de Processos e Documentos do Procon-MT, Márcia Santos, explica que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o descumprimento da oferta gera para o consumidor o direito ao ressarcimento em dinheiro dos valores pagos.
Entretanto, a 123milhas anunciou que irá devolver integralmente os valores pagos pelos clientes apenas em vouchers. “A opção de ressarcimento em dinheiro também deve ser oferecida ao cliente. Por isso o Procon está solicitando esclarecimentos”, salienta a coordenadora.
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1 Comentário(s).
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Igor Arruda 24.08.23 08h09 | ||||
Povo não aprende, passagens com desconto de 30% a 40% e ainda tem tonto que compra. | ||||
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