Cuiabá, Quarta-Feira, 16 de Julho de 2025
OBRA DA COPA
17.11.2014 | 21h00 Tamanho do texto A- A+

Após dois anos e meio, Estado entrega a Trincheira Jurumirim

Motoristas poderão utilizar a obra logo após a liberação, prevista para as 9h desta terça-feira

Edson Rodrigues/Secopa

Trincheira da Jurumirim será inaugurada nesta terça-feira (18)

Trincheira da Jurumirim será inaugurada nesta terça-feira (18)

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Os motoristas que trafegam pela Avenida Miguel Sutil poderão contar com menos desvios, a partir desta terça-feira (18), quando será inaugurada a maior obra de mobilidade da Perimetral: a Trincheira Jurumirim.

A inauguração acontece a partir das 9h, com a presença do governador Silval Barbosa (PMDB) e do secretário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães.

A obra de 960 metros de extensão demorou dois anos e meio (30 meses) para ficar pronta, um ano a mais do que o previsto inicialmente no contrato.

A trincheira se inicia um pouco antes da Avenida Dante de Oliveira (Trabalhadores) e segue até depois do cruzamento da Perimetral com a Avenida Gonçalo Antunes de Barros (Jurumirim), próximo ao viaduto da Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA).

Com a liberação completa da trincheira, o motorista que vai da região do Coxipó com destino à Rodoviária – ou vice e versa – deverá passar por dentro da obra.

Tony Ribeiro/MidiaNews

Com liberação da obra, motoristas que trafegam pela Avenida Miguel Sutil terão menos desvios a tomar

Já o motorista que deseja ter acesso à Avenida Fernando Corrêa da Costa, Centro ou aos bairros adjacentes deverá pegar as pistas marginais da obra, que ainda conta com rotatórias para quem trafega pelas avenidas dos Trabalhadores e Jurumirim.

A previsão é de que a obra atenda diretamente aos moradores de 20 bairros nas regiões Oeste e Sul da cidade, como Coxipó, Parque Cuiabá, Jardim das Américas, Jardim Leblon, Bosque da Saúde, Bela Vista, entre outros.

O contrato


Com valor já estimado em quase R$ 11 milhões acima do previsto inicialmente, que era de R$ 39,9 milhões, a “trincheirona” de 960 metros teve contrato assinado em março de 2012, e as obras foram iniciadas início em 17 de maio daquele ano.

Segundo a Secopa, entre os problemas enfrentados para a conclusão da obra – que acabaram por implicar em atraso no cumprimento do cronograma original – está a remoção de interferências, como adutoras de água, cabos de fibra ótica e postes.

O consórcio responsável pela obra – Sobelltar-Secopa – é formado pelas empresas Elenco Construções Ltda (líder), Sobrenco Engenharia e Comércio e Construtora Tardelli Ltda. e recebeu quatro aditivos desde o início da obra, tanto para aumento de valor quanto para dilatação de prazo.

Até o momento, o consórcio já consumiu R$ 49,4 milhões dos R$ 50,5 milhões previstos em contrato, restando apenas uma última medição a ser paga pelo Governo do Estado.

Além da obra da trincheira, as empreiteiras também realizaram o serviço de recapeamento asfáltico de 2,4 km localizado entre a Rua Bela Vista, no bairro Jardim Leblon, e a entrada a Avenida Marechal Deodoro.

Travessia urbana


A “trincheirona” faz parte do convênio fechado entre o Governo do Estado e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), no valor global de R$ 165,7 milhões, para construção de trincheiras e viadutos nos trechos urbanos das rodovias BRs 070/163/364 em Cuiabá e Várzea Grande.

Nesse conjunto estão inclusas ainda as trincheiras do Verdão (já liberada) e Santa Rosa, na Perimetral, além do Complexo Viário do Tijucal – conjunto de viaduto e trincheira – na Avenida Fernando Corrêa da Costa (obra em execução), e os viadutos da Dom Orlando Chaves, que passa sobre a Avenida da FEB, em Várzea Grande (já liberado) e do Despraiado, na Perimetral (inaugurado há um ano).

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Edson Rodrigues/Secopa

Trincheira Jurumirim - sinalização

Edson Rodrigues/Secopa

Trincheira Jurumirim - sinalização

Tony Ribeiro/MidiaNews

trincheira jurumirim




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COMENTÁRIOS
8 Comentário(s).

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Fábio Silva  18.11.14 09h27
A saída da trincheira para quem trafega pela lateral sentido Fernando Correa-Rodoviária ficou muito perigosa. Acidentes fatalmente ocorrerão naquele local, infelizmente, pois os veículos que virão pela parte inferior estarão em alta velocidade e existirá um grande fluxo de veículos que tentarão entra na pista da Miguel Sutil.
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gilder gomes  18.11.14 09h16
A obra ficou bem feita, se não apresentar problema de frissura e infiltração, está quase perfeita, parabéns as empresas que construiram....
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Fabio  18.11.14 08h36
Pra quem anda de skate a trincheira já estava liberada... https://www.youtube.com/watch?v=cauT7PgUSjw
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Elias Neves  18.11.14 07h43
xômano, demasss de bom. Em miúdos: tava cansado de xingar o descaso com tantos atrasos nessa obra e etc. Um bom dia a todos os cuiabanos e mato-grossenses que transitam por essa avenida. Um bom dia a minha linda Cuiabá!
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Brito  18.11.14 07h39
Finalmente. Quando será liberada a Trincheira Santa Rosa, que é metade desta Trincheira?
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