Cuiabá, Quarta-Feira, 16 de Julho de 2025
NO SEMIABERTO
26.02.2018 | 09h20 Tamanho do texto A- A+

Após quase 15 anos, João Arcanjo deve deixar prisão hoje

Ex-bicheiro vai participar de uma audiência admonitória, na tarde desta segunda-feira em Cuiabá

Reprodução

Arcanjo está preso na Penitenciária Central do Estado desde setembro passado

Arcanjo está preso na Penitenciária Central do Estado desde setembro passado

CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

Após 14 anos e nove meses detido, o ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro deve deixar a prisão na tarde desta segunda-feira (26). 

 

Ele passará por audiência admonitória com o juiz Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, da Vara de Execuções Penais de Cuiabá, no Fórum da Capital. 

 

Arcanjo ainda deve cumprir algumas medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica e o recolhimento do passaporte.

 

O ex-bicheiro recebeu progressão de pena - do regime fechado para o semiaberto – no último dia 19 de fevereiro.

 

Pela lei, no regime semiaberto, o preso passa o dia na rua e deve dormir em unidades prisionais específicas. Como Mato Grosso não tem esse tipo de unidade, o condenado fica em liberdade, com uso de tornozeleira, e deve voltar a casa todas as noites.

 

Ele está preso na Penitenciária Central do Estado desde setembro passado, após ser transferido da Penitenciária Federal de Mossoró (RN).

 

Arcanjo foi considerado o chefe do crime organizado nas décadas de 80 e 90 em Mato Grosso. Foi condenado por crimes que vão de assassinatos a lavagem de dinheiro e contrabando.

 

Caminho da liberdade

 

Na decisão expedida no dia 19 de fevereiro, o juiz Jorge Luiz Tadeu Rodrigues acatou o argumento da defesa que dizia que a soma das penas - totalizando 77 anos e um mês - merece ser substituída pelo divisor de 1/3 para 1/6. Assim, a pena a ser cumprida por Arcanjo em regime fechado totaliza 12 anos e 11 meses.

 

“O reeducando já alcançou o requisito objetivo para progressão do regime fechado para o semiaberto, desde o dia 26/08/2017, portanto, faz quase meio ano”.

 

Para a liberdade, a defesa entrou com vários requerimentos. Um deles foi o teste psiquiátrico que constatou que não há alterações de suas funções psíquicas.

 

Ainda neste tocante, os diretores da unidade contataram que o Arcanjo tem bom comportando.

 

“Verifica-se, que a fls. 844, consta informações da Diretora do Sistema Penitenciária Federal, no seguinte sentido: ‘que durante o tempo em que permaneceu encarcerado na Penitenciária Federal de Campo Grande, não teve contra si a instauração de qualquer Procedimento Disciplinar de Preso. Já, na Penitenciária Federal de Porto Velho, houve a instauração de um Processo Disciplinar, todavia foi absolvido em razão de prescrição’”, conta no documento.

 

Outra estratégia da defesa foi pedir a revogação de 18 prisões preventivas que haviam sido decretadas contra o ex-bicheiro pela juíza Selma Arruda, da Vara Contra Crime Organizado da Capital.

 

Em janeiro deste ano, o magistrado revogou todas as prisões. “O Juiz titular da 7ª Vara Criminal da Comarca de Cuiabá informou que os processos em trâmite naquela Vara em desfavor do penitente estão suspensos e que os mandados de prisão deverão ser cumpridos somente após o deferimento do pedido de extensão da extradição requerido junto à Suprema Corte Uruguaia”.

 

Com a decisão, o magistrado vai contra a recomendação do Ministério Público Estadual. O órgão alega que a soltura traria à população uma sensação de impunidade, já que ele é acusado de cometer vários assassinatos.

 

Outro ponto colocado pelo MPE é a possibilidade de fuga do ex-bicheiro, assim como aconteceu à época da sua prisão.

 

O juiz, então, decide que os documentos de Arcanjo devem ser retidos.

 

“De outro norte, como já dito, o temor do Ministério Público pode ser mitigado com a retenção do passaporte do penitente e comunicação dos órgãos competentes sobre a proibição do reeducando a sair do País”.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Mario filho  26.02.18 13h40
O estoque de imosec; simplesmente acabou das farmácias kkkkkk! ! Tem gente se borrando !!
11
0