O assassinato em plena luz do dia do advogado e ex-presidente da OAB-MT Renato Gomes Nery, de 72 anos, gerou comoção nas redes sociais entre familiares, amigos e colegas de profissão.
Renato foi baleado na cabeça nesta sexta-feira (5) em frente ao seu escritório localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa. Ele morreu na manhã deste sábado (6) após passar por uma delicada cirurgia.
"Foi um advogado respeitado, comabtivo e que mutio orgulhava a nossa classe. É uma perda irreparável para a advocacia de Mato Grosso", comparitlhou o consultor financeiro Paulo Siqueira.
Áilen Dadalt, amiga da família, falou com carinho do advogado e disse estar com o coração destroçado, mas também revoltado.
"Que seu espírito seja recolhido com todo o amor do nosso Pai e que nossos corações, destroçados, revoltados diante da estupidez humana e a dor latejante pela sua ausência física, sejam tratados pelos espírios do bem", disse.
"Grande advogado e amigo. Que a Luz Perpétua o ilumine", disse Cecília Oliveira Guarim.
A partida repentida do advogado, executado a queima roupa por motivos ainda desconhecidos, gerou não só tristeza como pedidos de justiça.
"Meu Deus, que triste! Este mundo está cada dia mais cruel, a humanidade caminha para o abismo!", afirmou Joneide Souza.
"Que a justiça da terra seja feita...", completou Maria Delza Strobel.
Diversos órgãos do Estado emitiram notas de pesar pela morte do profissional, descrito como um "incansável combatente" por uma advocacia melhor. Entre eles a OAB MT, o Tribunal de Justiça, o Instituto Mato-Grossense de Advocacia Network (IMAN) e a Associação Nacional da Advocacia Criminal.
A OAB destacou a contribuição de Renato Nery como presidente da seccional Mato Grosso na gestão 1989 a 1991, que foi homenageado em 2023 quando o órgão completou 90 anos de fundação.
"Além da renovação, o período de Renato Nery deu enfoque à função social da OAB-MT, tendo em mente que a Ordem é a representante da cidadania".
Atualmente, ele realizava atendimentos em um escritório e, após deixar a presidência, continuou atuando como conselheiro federal e acompanhou junto ao Conselho Federal da OAB as discussões acerca da criação do Conselho Nacional de Justiça.
"O doutor Renato Nery foi um incansável combatente na luta diária por uma advocacia melhor, sempre defendendo os direitos dos seus clientes com dedicação e coragem", diz trecho de nota da IMAN.
De acordo com a associação, a trajetória de Renato Nery deixará um legado importante para a advocacia mato-grossense.
"Estamos estarrecidos com esse crime revoltante que ceifou a vida de um advogado comprometido com a justiça. A advocacia não é profissão de covardes e o doutor Renato Nery é um exemplo de bravura e compromisso com a profissão", diz trecho.
Leia mais:
OAB-MT decreta luto e cita "indignação" com assassinatos de advogados
Advogado Renato Nery não resiste e morre aos 72 anos em Cuiabá
Ex-presidente da OAB-MT sofre atentado em frente a escritório
Vídeo mostra momento em que ex-presidente da OAB é alvo de tiros
Polícia acredita em tentativa de execução: “Nada dele foi levado”
"Autor conhecia rotina da vítima e foi covarde”, afirma policial
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
2 Comentário(s).
|
João Reis 07.07.24 02h08 | ||||
É com profunda tristeza e indignação que recebemos a notícia do falecimento do advogado Renato Gomes Nery, um profissional combativo e dedicado à causa da justiça, que sofreu um covarde atentado. Apesar de ter sido prontamente socorrido, Renato não resistiu aos ferimentos e veio a falecer na madrugada de hoje. Renato Gomes Nery dedicou sua vida à defesa diversos ramos do direito e sobretudo das causas agrárias nos últimos 10 anos que, envolviam grandes interesses contra pessoas abastadas e poderosas, sempre lutando por um sistema jurídico mais justo e igualitário. Sua trajetória é marcada pela coragem e pela firmeza em enfrentar a adversidades da advocacia e injustiças, sempre em prol do bem comum e da defesa dos direitos legítimos de seus clientes. Este atentado não é apenas uma tragédia pessoal, mas um ataque direto ao estado de direito e à advocacia, que historicamente sempre defendeu a sociedade. Manifestamos nosso mais veemente repúdio a este ato bárbaro e inaceitável, fruto de ações marginais que tentam calar vozes que se levantam contra a injustiça e a ilegalidade. A violência contra advogados e defensores das causas agrárias é uma afronta a toda a sociedade e não pode, em hipótese alguma, ser tolerada. Embora ainda não seja possível afirmar com certeza qual a motivação dessa execução, é imperativo que as autoridades competentes conduzam uma investigação rigorosa e imparcial, com a máxima celeridade, para que os responsáveis por este crime sejam identificados, julgados e punidos com o rigor da lei. Solicitamos, ainda, que seja, se necessário, atribuídas à polícia e à justiça federal as competências necessárias para conduzir este caso, garantindo assim maior eficiência e imparcialidade no processo investigativo e judicial. É essencial que medidas concretas e efetivas sejam adotadas para garantir a segurança de todos os profissionais que atuam na defesa dos interesses de seus clientese na promoção da justiça. A memória de Renato Gomes Nery e seu legado de luta por um mundo sem corrupção, mais justo e humano, não serão esquecidos. Que sua coragem inspire todos nós a continuar lutando por uma sociedade onde a justiça prevaleça e onde a violência e a intimidação não encontrem espaço. Em solidariedade à família, amigos e colegas de Renato, reiteramos nosso compromisso com a verdade, a justiça e os direitos legítimos de seus clientes, e exigimos que este crime seja totalmente elucidado e que os culpados sejam exemplarmente Punidos, doa a quem doer. Além da justiça dos homens, creio firmemente na justiça divina que, jamais falhou. O tempo de Deus difere do nosso. João M. Reis ADVOGADO, indignado | ||||
|
Josiane Leite 06.07.24 21h59 | ||||
Com muita tristeza acompanhei as notícias, foi advogado de meu falecido pai e amigo pessoal dele ,infelizmente nos dias atuais ser honesto saiu fora de moda, mas a Justica de Deus nao falha e a pessoa que agiu covardemente acertara com Deus, deixo os meus sentimentos a família e que OAB seja mais ativa e faça algo pela classe e a segurança pública pela sociedade e o tribunal precisa também fazer o seu papel mais ativamente e honestamente mais célere sendo justo e não cega e imparcial. | ||||
|