Cuiabá, Quarta-Feira, 16 de Julho de 2025
EM MATO GROSSO
21.03.2014 | 08h06 Tamanho do texto A- A+

Australianos visitam produtores rurais do Estado

Objetivo foi conhecer trabalho de manejo integrado de pragas desenvolvido aqui

DA REDAÇÃO
Os proprietários da fazenda Leonel, em Sorriso (MT), receberam na última quarta-feira a visita de um grupo de agricultores estrangeiros como parte de um programa global de pesquisa e troca de experiências. Os visitantes conheceram a estrutura produtiva da propriedade e o trabalho de manejo integrado de pragas desenvolvido em parceria com a Embrapa Agrossilvipastoril.

Formado por seis australianos, dois neo-zelandeses e um francês, o grupo faz parte do programa Nuffield Internacional, uma rede global que busca promover a excelência na agricultura mundial oferecendo bolsas de pesquisas para agricultores e fomentando o intercâmbio e a troca de experiências.

“Nosso objetivo é aprender sobre a agricultura em todo o mundo, saber como está sendo feita em outros países, como os sistemas agrícolas estão sendo adotados e também como são as estruturas de governo e de poder neste setor. Queremos aprender sobre os sistemas e contribuir para a melhora da agricultura global”, explica Colin de Grussa, que cultiva trigo, cevada e canola na Austrália.

Fazenda Leonel

Na fazenda Leonel, os estrangeiros foram recebidos pelos agricultores Luiz Ferla e Júnior Ferla. Eles apresentaram a estrutura da propriedade de 2.100 hectares produtora de soja e milho, conheceram o secador de grãos, o armazém e parte do maquinário. Os visitantes aproveitaram para tirar muitas dúvidas sobre o sistema produtivo adotado, principalmente em relação à segunda safra. Acostumados a produzir em uma região com pluviosidade média de 300 a 400 milímetros, eles se surpreenderam com os mais de 2 mil milímetros de chuva que ocorrem anualmente no norte mato-grossense.

Um dos temas que mais chamou a atenção do grupo foi o trabalho de manejo integrado de pragas adotado na fazenda desde a safra 2011-2012 em um projeto em parceria com a Embrapa. Com a adoção das técnicas de monitoramento, a fazenda conseguiu reduzir a quantidade de aplicações de inseticidas, baixando o custo de produção e diminuindo o impacto ambiental.

“Aqui em Mato Grosso é muito diferente. Há muito mais chuva e os agricultores conseguem fazer duas safras. Mas aqui existem os mesmos problemas que nós temos com doenças e pragas. O conhecimento usado aqui pode muitas vezes ser adaptado para lá e o de lá pode ser usado aqui. Então nós podemos compartilhar conhecimentos e tecnologias para gerar benefícios para os dois”, analisa Colin de Grussa.

Para o agricultor Luiz Ferla, receber vistas como esta em sua propriedade é um privilégio, sobretudo devido à troca de experiências.

“É uma honra receber pessoas de tão longe. Eles vieram também para ensinar algumas coisas. Fiquei impressionado com a tecnologia que eles têm de queimar as sementes de plantas daninhas. Aqui não temos isso. Dá para ver que tem muita coisa para a agente aprender. Devemos incentivar esta comunicação, pois é uma experiência muito boa”, diz o agricultor.

Tour mundial

A visita à fazenda Leonel faz parte da programação do tour mundial feito por este grupo. Durante seis semanas os agricultores visitam seis países e conhecem diferentes realidades. O Brasil é o terceiro do roteiro, que começou na Austrália, passou pela Nova Zelândia e seguirá por México, Estados Unidos e Reino Unido.

No Brasil, o grupo esteve em Brasília, onde conheceu o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Embrapa e a Confederação Nacional de Agricultura. Em Mato Grosso, visita fazendas produtoras de grãos em Sorriso e Lucas do Rio Verde. Na sequência, o roteiro brasileiro passará pela região norte do Paraná, também em áreas produtoras de grãos.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia