Cuiabá, Sábado, 4 de Outubro de 2025
SERVIÇO DE MÁ QUALIDADE
14.07.2009 | 15h56 Tamanho do texto A- A+

Brasil Telecom é condenada a pagar R$ 20 mil a cliente

Decisão do Tribunal de Justiça foi unânime; relator foi Castilho

DA ASSESSORIA DO TJ

A empresa Brasil Telecom S.A. deverá indenizar em R$ 20 mil o proprietário de uma empresa em Rondonópolis porque os serviços oferecidos não foram executados conforme o proposto.

A decisão é da Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por entender que como restou comprovado que os serviços de telefonia contratados pelo consumidor não atingiram o esperado, causando danos de grande monta, tornou-se devido o dever de indenizar. A decisão foi unânime (Apelação nº 8270/2009).

De acordo com os autos, o apelado, ao mudar de endereço, teria solicitado a transferência dos terminais telefônicos que mantinha junto à empresa de telefonia, quando lhe teria sido oferecido um novo contrato com qualidade superior.

Ele teria aceitado o novo contrato e, em conseqüência, feito todo o trabalho de publicidade com a divulgação dos novos números de telefones, além da aquisição dos equipamentos para a instalação do novo sistema. Contudo, este não teria correspondido às expectativas, apresentando vários problemas, como quedas de ligações e perdas parciais de sinais, o que teria prejudicado sua atividade comercial.

Nas razões recursais, a apelante tentou se eximir da responsabilidade aduzindo que não teria dever de indenizar porque os danos supostamente sofridos pela apelada teriam sido decorrentes de caso fortuito e força maior (descarga elétrica), que seriam excludentes de responsabilidade civil, porque não poderia haver dever de indenizar por fatos originados de uma fatalidade.

Má qualidade

Contudo, para o relator do recurso, desembargador Jurandir Florêncio de Castilho, a apelada sofreu prejuízo com o novo sistema implantado pela Brasil Telecom ante a instalação de equipamentos de má qualidade e com a apresentação diversos problemas.

Além disso, o magistrado destacou o fato de que a apelada buscou de várias formas solucionar o problema junto à operadora, seja por telefonema ou e-mail. A apelada também apresentou laudos que apontaram que a culpa era da empresa de telefonia e não do equipamento.

Ainda conforme o magistrado, restou devidamente comprovado a responsabilidade da concessionária em indenizar e preenchidos os requisitos da responsabilidade civil, estipulados no artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor.

Este artigo estipula que o fornecedor de serviço responde quando o serviço é defeituoso e não fornece a segurança que o consumidor dele pode esperar. O voto do magistrado foi acompanhado pelo desembargador Rubens de Oliveira Filho (revisor) e pelo juiz convocado Paulo Sérgio Carreira de Souza (vogal).

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COMENTÁRIOS
4 Comentário(s).

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Monica  15.07.09 09h03
Recentemente cancelei minha linha telefônica juntamente com a banda larga e móvel,tudo porque certo dia aceitei um plano que em tese seria superior e teria mais qualidade e um preço quase fixo. Resultado,uma fatura com valores não conhecidos e 3h e meia para que alguém na central de atendimento esclarecesse,e nada, então cancelei e agora o que vem MULTAS,multa do fixo,multa do móvel e mais multas.
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Cintia Cunha  15.07.09 08h44
e o povo da Oi, Brasil telecom ainda vai recorrer, pq nao admitem que erram, vergonha.
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Edinaldo Silva  15.07.09 08h41
PARABENS TJ, MOSTRA QUE TA DO LADO DO POVO.
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rose marques silva  14.07.09 17h25
é uma vergonha, ja tive problemas com empresas de telefonia e ninguem liga, so querem saber de ganhar em cima da gente, por isso mto boa essa decisão do tj.
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