Cuiabá, Quarta-Feira, 5 de Novembro de 2025
SUCESSO NO INSTA
12.06.2022 | 08h00 Tamanho do texto A- A+

Cacerense fit que superou a obesidade tem mais 30 mil alunos

Joicy Maromba estourou nas redes e chegou fazer lives com Larissa Manoela e Kelly Key

Reprodução Instagram

Joicy Vanessa compartilha conteúdo de treinos diariamente

Joicy Vanessa compartilha conteúdo de treinos diariamente

DAVI VITTORAZZI
DA REDAÇÃO

Com lives diárias no Instagram, a instrutora cacerense Joicy Vanessa, de 33 anos, superou a obesidade, que veio após a gravidez, se tornou uma profissional de sucesso e hoje é referência no mundo fitness.

 

Todo dia ela realiza lives e publica vídeos com instruções de exercícios para fazer em casa. O público é majoritariamente feminino, cerca de 95%. São quase 1 milhão de seguidores no Instagram. 

 

"Comecei a fazer as lives durante a pandemia e chamava pessoas que eram referência da minha área”, diz. As transmissões fizeram aumentar ainda mais os seguidores. 

 

O sucesso na rede a fez lançar seus próprios produtos, como mentorias e os cursos na plataforma MarombaFlix. Com o trabalho, ela e o marido conseguem o sustento de casa.

 

Atualmente morando em João Pessoa (PB), Joicy Vanessa começou sua história de professora na internet ainda em Cáceres.

 

Formada há 12 anos em Educação Física pela Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso), Joicy trabalha na área há 10 anos. Antes de começar a atuar, ela enfrentou a gravidez de gêmeos e o sobrepeso. 

 

Primeira batalha

 

Joicy aponta como o primeiro grande desafio em sua vida a gravidez não planejada de gêmeos, quando tinha 21 anos e ainda estava na metade do curso de Educação Física. 

 

"Foi aquele choque de realidade na nossa vida, de dois universitários, desempregados", conta. Muito religiosa, ela acredita que todos os desafios foram provações. "Considero que foi a primeira batalha na nossa vida que Deus nos colocou para nos provar".

 

O casal estudava na mesma sala na faculdade. Nenhum dos dois sabia muito o que fazer, já que “foi um susto, bem no meio da faculdade". O marido, que estava em início de carreira no futebol, teve que deixar também o sonho de lado para se dedicar à família.

 

Viveu na prática: fora de forma

 

Logo após ter os filhos, ela foi orientada pela médica que precisava nutrir bem as crianças, por isso precisaria ter uma boa alimentação.

 

"Eu era aquela mãe que queria cuidar. A minha prioridade eram meus filhos. E aí fui me deixando de lado". Nesse período começou a engordar. Sem trabalhar ou fazer atividades físicas - que faz parte da sua área de formação -, Joicy se tornou obesa.

 

“Na hora que eu me deparei, eu já estava praticamente numa depressão, extremamente triste por ter estragado o meu corpo”.

 

Com o sobrepeso, a depressão e a baixa autoestima, Joicy ficou alguns anos, após a sua formação superior, sem atuar na área. “Por vergonha do meu corpo, comecei a trabalhar em outros lugares".

 

Ela atuou como recepcionista, caixa de supermercado e posto de gasolina. “Não queria trabalhar com nada que envolvesse meu corpo, porque não era um exemplo de corpo”.

 

A virada

 

Insatisfeita com a vida que levava, ela diz que “houve um dia que teve um ponto de virar a chave na minha cabeça”. Só então decidiu que iria buscar ajuda para ter uma vida mais saudável.

 

“Eu olhava o Adriano [marido] todo malhado e eu ali com sobrepeso”, relata. Na época, o esposo atuava como instrutor em uma academia.

 

"Assumi que eu precisava de ajuda, que eu precisava de um direcionamento. Aí resolvi ir para uma academia". 

 

A Maromba percebe que o sofrimento que ela passou é o mesmo que muitos de suas alunas passam, mas foi através dessa aceitação e o esforço diário que ela conseguiu alcançar os resultados esperados.

 

Em 5 meses ela conseguiu emagrecer. E em pouco mais de um ano, obteve um corpo um pouco mais definido.

 

Vendo essa evolução, recebeu um convite para trabalhar como instrutora da academia. Foi a primeira oportunidade para atuar na área. Ela aceitou, mas para trabalhar durante a noite e continuou no outro emprego durante o dia.

 

Ela continuou nesse ritmo por quase dois anos. Com a rotina corrida, ela recebeu proposta de alunas que pretendiam contratá-la como personal. 

 

 

Os resultados das alunas fizeram ela se tornar destaque. "Dentro de um ano eu estourei como personal trainer. Eu já era a personal mais conhecida na cidade". 

 

O próximo passo do casal foi comprar uma academia. Como não tinham nenhum fundo guardado e ainda pagavam a casa e o carro, o casal fez um empréstimo, deu uma entrada e parcelou o restante. 

 

Depois de pouco tempo, no entanto, um concorrente grande abriu uma academia na cidade. “Era algo que não dava para competir", diz. 

 

Com aparelhos novos e uma estrutura pesada, a academia do casal passou por uma grande crise financeira. 

 

Até que veio a pandemia, que piorou ainda mais as coisas, obrigando-os a fechar o estabelecimento temporariamente.

 

Treinos nas redes

 

Em meio a esse tempo, Joicy já tinha contas nas redes sociais. Ela começou com Facebook, onde compartilhava sua rotina de treinos e coisas pessoais. Logo que apareceu o Instagram, ela também abriu uma conta “como uma usuária normal”. 

 

Divulgados nos Instagram, os vídeos começaram a ganhar grande repercussão, impulsionando o número de seguidores.  

 

"Eu gravava os vídeos, ia fazendo um carrossel [diversos vídeos em um post] e divulgava nas minhas redes". 

 

Em 2020, ela já tinha 200 mil seguidores. Na mesma época em que eles passavam por problemas financeiros. Foi aí que veio a ideia de vender treinos na internet.

 

Reprodução Instagram

Joicy Maromba em treino

Joicy Maromba em treino

Empolgada com a repercussão, ela decidiu criar um cronograma de aulas ao vivo. Como ainda havia a pandemia, ela teve a ideia de fazer lives. "Comecei a chamar pessoas do mundo fitness, gente de referência da minha área". 

 

O público foi aumentando e ela chegou a fazer lives com personalidades famosas como Larissa Manoela e Kelly Key. As transmissões chegavam a ser assistidas por 10 mil pessoas simultaneamente. 

 

O primeiro passo para ela começar a ganhar dinheiro com o trabalho na internet foi vender as consultorias. “Vieram vários alunos, depois comecei a lançar outros produtos com o ‘Desafio dos 30 dias’”, conta. 

 

Joicy Mamba tem cerca de 30 mil alunos espalhados em 27 países, a maior parte no Brasil. 

 

As lives ainda são feitas diariamente, de segunda a sexta. “Continuo oferecendo esse material gratuito para quem quer aprender”, diz.  

 

Como a equipe de comercial e de marketing dela é de Recife (PE), Joicy e a família se mudaram no começo do ano para João Pessoa (PB) para desenvolver as atividades de gravação e vendas. 

 

Neste ano ela lançou a própria plataforma de treino, que batizou de "MarombaFliz". Até a academia, que quase sucumbiu na crise, se reergueu, foi reformada e hoje é gerida por familiares. 

 

“Foi uma avalanche, mas graças a Deus a gente conseguiu subir”, celebra. 

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia