Cuiabá, Sexta-Feira, 27 de Junho de 2025
TECNOLOGIA
27.06.2025 | 15h45 Tamanho do texto A- A+

CGE disponibiliza assistente virtual à população para orientar sobre atuação e serviços

Ferramenta digital amplia o atendimento ao cidadão, integra as ações de modernização da gestão pública e fortalece a comunicação com a sociedade

Assessoria

Ilustração

DA REDAÇÃO

A Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE) disponibilizou, nesta quinta-feira (27.6), em seu site institucional, uma assistente virtual para fornecer respostas rápidas e automáticas a perguntas de qualquer cidadão sobre a atuação e os serviços do órgão.

 

Denominada Maitê, a ferramenta foi desenvolvida para esclarecer dúvidas frequentes sobre a CGE, reduzindo a necessidade de atendimentos presenciais e por telefone.

 

Desenvolvida com base em inteligência artificial, a assistente virtual atua como um canal direto de comunicação com a Controladoria, ao fornecer orientações sobre auditoria, controle, corregedoria, integridade, ouvidoria, transparência e outras informações de competência do órgão.

 

É importante destacar que todas as informações fornecidas pela assistente virtual são de caráter informativo. O serviço não substitui os canais oficiais para envio de denúncias, pedidos de informação ou esclarecimentos específicos, os quais permanecem ativos e acessíveis no site da CGE.

 

De acordo com a secretária adjunta de Ouvidoria-Geral e Transparência em substituição, Aline Landini, a ferramenta foi criada para ampliar o suporte ao cidadão e tornar mais acessíveis os conteúdos e atividades da Controladoria.

 

“A Maitê é uma assistente virtual desenvolvida para esclarecer dúvidas sobre os serviços da CGE e orientar o cidadão em temas como integridade, combate à corrupção e transparência. Ela responde perguntas, disponibiliza links e direciona para informações relevantes. A proposta é facilitar o entendimento sobre o papel da CGE, seus programas de integridade, macrofunções e também temas como ouvidoria, corregedoria, o que é um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e como obter a certidão de que a pessoa não responde a PAD, entre outros”, explicou.

 

A iniciativa foi desenvolvida pela Unidade de Inteligência e integra as ações da CGE voltadas à modernização da gestão pública e ao fortalecimento da comunicação com a sociedade. A assistente virtual Maitê já está disponível na página inicial do site da CGE-MT: www.cge.mt.gov.br

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