Cuiabá, Sábado, 19 de Julho de 2025
CARAVANA DA TRANSFORMAÇÃO
09.03.2017 | 09h41 Tamanho do texto A- A+

Cirurgias oftalmológicas têm início nesta quinta-feira em São José Quatro Marcos

A expectativa até o fim do evento é de que sejam realizadas 3 mil cirurgias

Gcom-MT/Mayke Toscano

Uma média de 300 cirurgias serão oferecidas até o último dia de evento

Uma média de 300 cirurgias serão oferecidas até o último dia de evento

DA REDAÇÃO

A partir desta quinta-feira (09.03), a Caravana da Transformação passa a realizar diariamente cirurgias de catarata, pterígio e yag laser, além das consultas e exames já oferecidos desde o início do evento. Uma média de 300 cirurgias serão oferecidas até o último dia de evento (17.03) diariamente. Os atendimentos são agendados previamente e pacientes de 14 municípios passarão por procedimentos cirúrgicos.

 

Ainda nesta quarta-feira (08.03), a equipe de Vigilância Sanitária Estadual esteve no centro cirúrgico da Caravana para fiscalizar as condições corretas de desinfecção de aparelhos, instrumentos cirúrgicos, bem como as condições do local. Nenhuma intercorrência foi registrada, o que significa dizer que não há riscos de infecção e de complicações ocasionadas pelo local dos procedimentos.

 

A Vigilância Sanitária Estadual é um órgão fiscalizador, que atua de forma independente, tendo até mesmo o poder de parar as atividades da caravana. Além disso, o trabalho do órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES), se estende a todos os dias de evento, atuando também em outras áreas, como o descarte de resíduos, vistoria dos ambientes comuns do evento, como praça de alimentação, banheiros químicos, climatização dos espaços e qualidade da água potável.

 

Na parte orientativa dos pacientes que passarão por cirurgias, a coordenadora de Saúde da Caravana, Simone Balena, destaca que os cuidados com a alimentação também influenciam nas cirurgias. “A alimentação do paciente deve ser leve, sem excessos. Há um mito de que o paciente deve chegar em jejum no evento, mas essa informação não procede”, explicou Simone.

 

Além disso, a coordenadora destaca outros cuidados que devem ser observados antes da cirurgia, como: evitar uso de cremes e maquiagens, fazer a limpeza dos cílios, levar os exames complementares já realizados, fazer uso das medicações normalmente, ter um cuidado especial ao tomar banho lavando muito bem a cabeça e o rosto.

 

Na avaliação do secretário de Estado do Gabinete de Governo e coordenador-geral da Caravana, José Arlindo de Oliveira, a quinta edição do evento está ocorrendo dentro do programado, mas ele lembra que é necessário paciência por parte dos pacientes.

 

“Estamos conseguindo credenciar e encaminhar os pacientes para dentro do evento com agilidade. Porém, a partir de agora além da fila das caravanas que chegam de outros municípios, teremos a fila das cirurgias. Mas todos os pacientes estão sendo bem atendidos e ninguém está ficando sem atendimento”, disse Arlindo.

 

Balanço

 

Até quarta-feira (08.03), 1754 consultas e 6.676 procedimentos oftalmológicos foram realizados no evento. Além disso, já foram agendadas 905 cirurgias de catarata, 260 de pterígio e 91 yag laser, totalizando 1.256 agendamentos.

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia