Cuiabá, Sábado, 23 de Agosto de 2025
MAIS SEGURO
18.10.2024 | 15h42 Tamanho do texto A- A+

Confira novas regras para transação por meio do Pix no Brasil

Bancos deverão adotar tecnologias avançadas de gerenciamento de fraudes

Arquivo

Correntista faz transação por meio do Pix

Correntista faz transação por meio do Pix

PIETRA NÓBREGA
DA REDAÇÃO

A partir de 1º de novembro, o Banco Central (BC) implementará novas regras de segurança para o sistema Pix, visando fortalecer a proteção contra fraudes.

 

A principal mudança será a restrição de transferências de valores superiores a R$ 200 para dispositivos não cadastrados previamente.

 

Para celulares e computadores recém-cadastrados, haverá um limite diário de R$ 1.000, garantindo maior controle até que o dispositivo seja totalmente validado pela instituição financeira.

 

Outra exigência é que os bancos deverão adotar tecnologias avançadas de gerenciamento de fraudes, com o intuito de identificar transações fora do padrão do cliente.

 

Isso inclui o monitoramento contínuo de atividades suspeitas e a verificação periódica se as contas possuem histórico de fraudes no Banco Central.

 

As instituições também terão a obrigação de orientar seus clientes sobre as melhores práticas para evitar golpes, além de tomar medidas preventivas como bloqueio de transações suspeitas.

 

Além disso, em junho de 2025, está previsto o lançamento do Pix Automático, que permitirá cobranças recorrentes de serviços como contas de concessionárias, mensalidades escolares e assinaturas de plataformas. Essa funcionalidade trará mais praticidade ao consumidor, que poderá autorizar débitos automáticos diretamente pelo celular, sem a necessidade de autenticação constante, além de reduzir custos e inadimplência para as empresas.

 

Essas iniciativas buscam equilibrar a segurança com a eficiência do sistema de pagamentos, ampliando a confiança dos usuários e facilitando a rotina de pagamentos.

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

APARECIDO NEVES  18.10.24 20h46
So pra tirar dinheiro do povo.faz zum L
0
1