O corpo do brasileiro Felipe Santos, de 28 anos, que morreu no Chile ao escorregar na subida do vulcão Villarrica, chegará a Brasília até a noite de quinta-feira (8), segundo informações da família.
Na manhã de sexta (9), está prevista uma cerimônia de despedida em uma das capelas do Cemitério Campo da Esperança, na capital federal. Depois, o corpo de Felipe será cremado.
O engenheiro Felipe Santos desapareceu na última quinta-feira (1º) ao escorregar e cair em uma fenda na região do vulcão Villarrica, localizado a 800 quilômetros ao sul de Santiago. Os pais de Felipe acompanharam as buscas pelo filho e o corpo foi encontrado na manhã de sábado (3).
A polícia chilena abriu investigação para apurar se houve negligência dos guias ou descuido do brasileiro.
A agência de turismo que fez o passeio informou que segue todas as normas de segurança. Conforme os guias, os turistas usavam equipamento básico de proteção, como capacete, grampões, para fixar as botas de neve, e piolet, uma ferramenta utilizada para escalar a montanha e para frear na descida.
Segundo a associação de guias, Felipe escorregou, se assustou e não fincou o piolet, o que o fez deslizar e cair na fenda.
Felipe trabalhava na Petrobrás em Macaé (RJ). Os pais moram em Brasília, cidade onde Felipe morou e se formou em engenharia.
Os pais descreveram Felipe como um apaixonado por aventura e que tinha como objetivo nessas férias escalar o vulcão. “Ele me ligou e disse assim: ‘pai, eu vou subir nesse vulcão de qualquer jeito. Ele está lá aceso, mas vou pegar de qualquer jeito’. E nós, apesar de sentirmos, reconhecemos que ele perdeu a vida fazendo aquilo que gostava”, afirmou Kalidasa Mello dos Santos, pai de Felipe, ao "Jornal Nacional".
“Fica muita alegria muito carinho. Meu filho era um menino muito especial . Muito aplicado, estudioso e um bom funcionário, enfim, só fica coisa boa desse menino”, disse a mãe Maria da Glória dos Santos.
saiba mais
Encontrado corpo de brasileiro desaparecido em montanha no Chile
Brasileiro deslizou 500 metros antes de desaparecer em montanha no Chile
Polícia busca brasileiro desaparecido em montanha do Chile
Acidente
O corpo de Felipe foi encontrado no local conhecido como Setor de Grietas, uma área do vulcão cheia de fendas. Foram 48 horas de buscas.
O jovem estava no fundo de uma fenda de seis metros de profundidade e apresentava ferimentos no quadril, braço e pescoço. O corpo teve de ser levado de helicóptero até um trecho acessível do vulcão.
Segundo a Defesa Civil, na quinta-feira (1º), ele fazia um passeio com um grupo de turistas no vulcão. Ele estava a 2.700 metros de altitude, quando tropeçou na calça e escorregou, deslizando por 600 metros. Turistas de outro grupo que desciam o vulcão, próximos a Felipe, também escorregaram. Dois alpinistas ficaram feridos, enquanto outro morreu. Para as autoridades, foram dois acidentes distintos.