A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alcançou um marco importante na rede de urgência e emergência da capital.
Nesta quarta-feira (12), as quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Verdão, Pascoal Ramos, Leblon e Morada do Ouro, registraram zero pacientes internados em salas de medicação por falta de leitos hospitalares, resultado de uma força-tarefa contínua realizada pela gestão municipal.
A ação, que integra os hospitais municipais, as UPAs e a Central de Regulação Estadual, tem como objetivo agilizar as transferências para enfermarias e UTIs, garantindo um atendimento mais ágil, seguro e humanizado aos cuiabanos.
Somente na segunda-feira (10), foram realizadas 15 transferências para enfermarias – seis para o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), seis para o Pronto-Socorro, uma para o Hospital Geral, uma para o Adulto Botelho e uma para o Hospital de Câncer,– além de cinco transferências para UTIs, sendo uma para o HMC, duas para o São Benedito, uma para a Santa Casa e uma para o Hospital HCAM.
“Estamos em uma força-tarefa constante para que nenhum paciente precise permanecer nas salas de medicação aguardando leito. Nosso foco é garantir conforto e qualidade no atendimento, mantendo o fluxo das unidades sempre eficiente”, destacou a secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona.
Atualmente, cada UPA realiza, em média, 450 atendimentos diários, totalizando cerca de 1.800 atendimentos por dia nas quatro unidades.
O monitoramento da ocupação hospitalar é feito de forma contínua, permitindo a rápida definição de prioridades e a reavaliação dos casos. Parte dos pacientes recebe alta com encaminhamento para acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), enquanto os demais são direcionados para internação hospitalar.
De acordo com o secretário-adjunto de Atenção Secundária, Odair Mendonça, as UPAs normalmente registram de dois a três pacientes internados, mas já houve períodos em que até 21 pessoas permaneceram nas unidades aguardando vaga hospitalar, cenário que foi revertido com a atuação integrada da rede municipal.
“Esse resultado é fruto de um trabalho contínuo e integrado entre todas as equipes da rede municipal de saúde. Temos reforçado o acompanhamento diário dos pacientes e intensificado a articulação com os hospitais para garantir que ninguém fique internado nas salas de medicação das UPAs. O objetivo é oferecer um atendimento cada vez mais resolutivo, humanizado e eficiente, assegurando o fluxo adequado entre as unidades e mais conforto para quem busca nossos serviços”, ressaltou Mendonça.
Além disso, nesta terça-feira (11), a Prefeitura de Cuiabá entregou a reconstrução do muro da UPA Leblon, que havia sido danificado por um forte vendaval ocorrido em abril deste ano, quando choveu cerca de 100 milímetros em poucas horas. O volume intenso de chuva provocou alagamentos e danos estruturais em diversos pontos da cidade, incluindo a unidade de saúde.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|