Cuiabá, Segunda-Feira, 22 de Setembro de 2025
SEM MOLEZA
20.04.2009 | 08h33 Tamanho do texto A- A+

Dengue suspende feriados dos servidores da Saúde de Cuiabá

Soares baixou portaria convocando todos ao trabalho: chiadeira geral na SMS

Valter Machado

A decisão do secretário não foi bem aceita pelos servidores

A decisão do secretário não foi bem aceita pelos servidores

LUIZ ACOSTA
DA REDAÇÃO

O secretário de saúde de Cuiabá, Luiz Soares, baixou uma portaria suspendendo o feriado de amanhã, 21 de abril e também já antecipou o de 1º de maio (Dia de Tiradentes e do Trabalho, respectivamente) em toda a rede a fim de garantir atendimento aos pacientes com dengue, a exemplo do feriado prolongado da Semana Santa.

Hoje, segunda-feira, 20 de abril, enquanto em todos os outros órgãos estaduais é ponto facultativo, também haverá expediente normal em todos os setores da secretaria, inclusive a nível central (sede da SMS, bairro do Porto).

A decisão do secretário não foi bem aceita por um grupo "seleto" de servidores da Saúde, notadamente, aqueles que não são muito afeitos ao trabalho e estão "se lixando" para a epidemia de dengue que assola a Capital mato-grossense, esquecendo (ou fazendo de conta) que o Aedes Aegipty não escolhe quem vai picar e transmitir a doença, estando sujeito qualquer um (inclusive parentes desses que reclamam) a contrair a doença.

O prefeito Wilson Santos (PSDB) também estendeu a suspensão do ponto facultativo para as demais secretarias municipais. Ou seja, todo mundo tem que estar no batente no dia de hoje.

Aliás, já está passando da hora da classe política fazer alguma coisa com relação a esses feriados prolongados. Um país que se diz emergente e pretende despontar na economia mundial não pode ficar tantos dias parado por conta de feriados e pontos facultativos que os governantes concedem, sempre que um feriado cai na terça-feira, ou na quinta-feira, a título de "economizar" administrativamente.

No Governo José Sarney, por exemplo, os feriados que caiam em meio de semana eram antecipados para segunda-feira, ou, prorrogado para sexta-feira, nunca intercalando um domingo e uma terça-feira, por exemplo.

Agora, em se tratando de epidemia, está correto o secretário Luiz Soares e também o prefeito Wilson Santos, afinal, o mosquito da dengue não goza as benesses do feriado ou dia santificado. Cabe aos servidores da saúde pública cumprir o que determina a lei, já que, se trata de serviço essencial e, como tal, não pode ser paralisado nem em período de greve, onde a própria Justiça estabelece funcionamento mínimo das ações.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
6 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Luiz Alberto Silva Lopes  20.04.09 21h15
Sr Luiz Soares, e Sr Prefeito voces sabiam que na Central de Regularizacao nao tem agua mineral pros funcionarios beberem enquanto esta sendo obrigados a trabalhar?Eles teem que comprar se quiserem matar sua sede! Cade a comissao dos direitos humanos?
0
0
Augusto Cezar  20.04.09 19h09
Deixa de ser demagogo Secretário luiz Soares, agora vc quer aparecer e coloca seus súditos para serem escravizados? Desde quando a parte administrativa da Secretaria influencia alguma coisa nessa calamidade de dengue ?
0
0
funcionario publico  20.04.09 16h15
Q vergonha é essa sr prefeito. Tenha bom senso, qer escravizar os seus eleitores, sr axa q tirando nosso direito vai aminizar A SUPER DENGUE, se sr ta tão preocupado, trate de fazer a coleta dos bairros corretamente, o bairro baú esta fedendo, isso pro sr não pode dar dengue?O sr esta qerendo mostrar serviço começa com esses.. DALE WILSON NUNCA MAIS...
0
0
Funcionario publico  20.04.09 15h28
Sr prefeito que tal acabar com nossos domingos e sabados tb afinal nós não temos nossos direitos respeitados, pois até qdo adoecemos(nós da saude) se faltarmos mesmo com apresentação de atestado perdemos o mes inteiro do premio mesmo que faltemos somente por um dia!
0
0
Funcionario publico  20.04.09 12h53
Sr prefeito o sr acha que ganhara pra governador? Dias 21/04 e 01/05(DIA DO TRABALHADOR) funcionarios administrativos que nao atendem pacientes terão que trabalhar sob pressao de perder premio produtividade, trabalho escravo pro poder municipal??!!!!Wilson o prefeito dos coitados!
0
0