Cuiabá, Quarta-Feira, 16 de Julho de 2025
TEMPOS DE CRISE
04.04.2020 | 14h00 Tamanho do texto A- A+

Em meio à pandemia, engraxate oferece serviço por delivery

De moto, Júnior Paz busca sapatos na casa do cliente e depois devolve engraxado

Reprodução

O engraxate Júnior Ferreira Paz, que anda uniformizado e munido com sua caixa

O engraxate Júnior Ferreira Paz, que anda uniformizado e munido com sua caixa

BIANCA FUJIMORI
DA REDAÇÃO

Durante o período de isolamento por conta do novo coronavírus, o engraxate Júnior Ferreira Paz, de 39 anos, tem reforçado seus serviços por meio de delivery.

 

Como não há pessoas nas ruas, Júnior tem ido às casas dos clientes para pegar os sapatos e depois os devolve brilhando.

 

“Eu tenho bastante cliente e, às vezes, alguém pede para eu ir à casa pegar o sapato. Faço o serviço e devolvo. Esse é o delivery”, contou ele ao MidiaNews.

 

Mesmo com sua cartela de clientes fiéis, o engraxate, que é casado e tem três filhos, se preocupa caso a pandemia se estenda por muito tempo e comecem a faltar coisas em casa.

 

“A gente não sabe por quanto tempo que vai durar tudo isso, mas está tudo bem. Não chegou o momento de passar necessidade, mas vem a preocupação. Sabemos que lá na frente pode passar um aperto, pode faltar alguma coisa”, afirmou Júnior.

 

Não chegou o momento de passar necessidade, mas vem a preocupação. Sabemos que lá na frente pode passar um aperto, pode faltar alguma coisa

Contudo, ele não vê outras alternativas. O único trabalho que conhece é o de cuidar de sapatos. Apesar disso, ele não pede por doações, quer mesmo é trabalhar.

 

“Eu vivo dessa profissão, não tem outro meio de conseguir alguma coisa. Gosto de trabalhar. Aprendi isso com a vida. O delivery faço de moto. Se algum cliente quiser, pode me ligar”, disse orgulhoso.

 

Mais de 20 anos de profissão

 

Ainda muito jovem, no começo da adolescência, Júnior começou a se interessar pela profissão de engraxate. Ele contou que cuidava de carros no Centro de Cuiabá e um dia acabou comprando uma caixa de engraxar de um amigo.

 

“Comecei lá na UFMT. Um amigo meu me vendeu uma caixa de engraxar sapatos e comecei a trabalhar com ela”, relatou.

 

Depois, passou a atender na Praça Popular, na região do Bairro Goiabeiras e na Avenida do CPA.

 

Após ganhar seu primeiro celular de uma médica do Hospital Femina, conseguiu fazer cartões de visita e, ao distribuí-los, acabou conhecendo o proprietário da antiga farmácia Droga Chick.

 

“Mandei fazer uns cartões e comecei a distribuir. Foi quando conheci o dono da farmácia e ele veio com essa ideia de fazer um jaleco para mim”, relembrou.

 

O serviço de delivery veio como uma ideia própria do engraxate e foi incentivada pelo empresário.

 

“Antigamente, existia a Droga Chick e o dono era meu cliente, sempre me observava, admirava ver o meu esforço. Aí, a gente fez uma parceria para eu ter um uniforme”.

 

Até hoje Júnior trabalha uniformizado, mantém os cartões de visita e faz o serviço de delivery.

 

Atualmente, Júnior chega a fazer em média 10 a 15 pares de sapato por dia. O engraxate disse conseguir tirar dinheiro suficiente para sustentar a família e ter uma vida tranquila.

 

Aqueles que tiverem interesse em contratar os serviços de engraxate, podem entrar em contato pelo telefone: 9 9323-8096.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia