Cuiabá, Segunda-Feira, 15 de Setembro de 2025
QUALIDADE DE VIDA
14.12.2014 | 08h49 Tamanho do texto A- A+

Em ranking, Cuiabá ocupa o 40º lugar entre as 100 maiores cidades do país

Já Várzea Grande amargou uma posição entre as sete piores, segundo pesquisa

MidiaNews

Pesquisa apontou que existem dois países dentro do Brasil

Pesquisa apontou que existem dois países dentro do Brasil

GUSTAVO NASCIMENTO
DO DIÁRIO DE CUIABÁ
Um estudo feito por uma empresa de consultoria apontou Cuiabá como a 40ª colocada em qualidade de vida no ranking das maiores cidades do país. Se a colocação da Capital é ruim, bem pior é a de Várzea Grande, que ficou entre as sete piores.

O estudo analisou aspectos relacionados à qualidade de vida, saúde, educação, segurança pública, saneamento básico, economia e governança.

De acordo com a pesquisa da Delta Economics & Finance/América Economia, a Capital mato-grossense ficou com a 40ª posição. O estudo analisou 77 características de cada uma das cidades.

Conforme os pesquisadores, a comparação entre as 100 maiores cidades revelou que existem dois países dentro do Brasil. Dos 50 municípios com melhor desempenho na avaliação, apenas seis são de estados das regiões norte e nordeste.

Segundo os pesquisadores, os principais indicadores sociais no Brasil apresentam uma melhoria relevante ao longo dos últimos 20 anos, apesar da persistência de níveis de desigualdade incompatíveis com a renda e a posição do país no cenário internacional. De fato, o Brasil ainda pode ser considerado um país pobre, quando são considerados os níveis de desigualdade.

A pesquisa foi dividida em 11 áreas principais, sendo que cada uma tinha um peso diferente na avaliação. A área desenvolvimento valia 2 pontos, enquanto a governança, 27 pontos. Também foram analisados o bem-estar (5), economia (10), finanças (4), domicílio (5), saúde (10), educação (10), segurança (2) e inclusão digital (2).

A nota final da Capital foi de 45,24, o que equivale a 58,75% de um total de 77. Santos (SP), primeira colocada, recebeu a nota de 56,13 – ou 72,89%.

A área desenvolvimento, que analisou o desenvolvimento municipal e escolaridade do prefeito, ficou com nota de 1,64. Enquanto a governança da Capital recebeu uma pontuação de 15,48.

Apesar de ser conhecida como Cidade Verde, o Bem Estar de Cuiabá recebeu menos da metade da nota máxima. Apenas 2,4 pontos de 5 pontos possíveis.

A área Econômica, que analisou a desigualdade de renda; pobreza; renda; profissionais ocupados com carteira assinada, Cuiabá ficou com uma nota de 6,35. Enquanto a Financeira recebeu a nota de 1,89.

A Saúde da Capital ficou com a nota de 5,59. Educação recebeu 5,03. Segurança , 1,37 e Digital ficou 1 ponto. 1

A área melhor avaliada da Capital foi Domicílios, que analisou o acesso à água encanada, banheiro, coleta de lixo, energia elétrica e esgotamento sanitário. Cuiabá recebeu uma nota de 4,47, enquanto a pontuação máxima era 5.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

wander  14.12.14 10h34
Diz ai,Dr Walace ficou feliz com a colocaçao que conseguiu para nossa VARZEA GRANDE...
11
1