EUZIANY TEODORO
DA REDAÇÃO
Os estudantes de Várzea Grande terão que esperar quase um mês a mais que os cuiabanos para voltar às aulas, para o ano letivo de 2012.
Na Cidade Industrial, as aulas, que deveriam recomeçar na próxima segunda-feira (13), foram adiadas para depois do Carnaval, no dia 27. A medida tem prejudicado a rotina de grande parte das famílias várzea-grandenses.
Vários pais de vários alunos entraram em contato com o MidiaNews e denunciaram o que entenderam como “descaso” da Prefeitura de Várzea Grande.
“A gente tem que trabalhar e não tem onde deixar os filhos. O período de férias já é complicado e ainda é prorrogado... Aí, não tem como manter a família”, disse um pai, que trabalha como vendedor autônomo e não pode se ausentar de casa para cuidar do filho, que está matriculado em uma escola municipal do bairro Vitória Régia.
O secretário-adjunto de Educação de Várzea Grande, Isac Nassarden, afirmou que a prorrogação se deu porque o edital de convocação de professores efetivos da rede municipal foi publicado apenas na última segunda-feira (6), e são necessários 30 dias para a regularização dos documentos.
Questionado se o edital não deveria ter sido publicado antes, já que a previsão era a volta das aulas no dia 13, ele disse apenas que não cabe à Secretaria de Educação a publicação de convocações. Na Secretaria de Administração, que é a responsável pela publicação do edital, ninguém soube explicar a prorrogação do início das aulas.
Cerca de 200 professores efetivos foram convocados ontem (7). Outros, que deverão ser contratados, passarão por prova de títulos na próxima semana. Atualmente, Várzea Grande tem 75 escolas da rede municipal e cerca de 2 mil alunos estão matriculados e aguardando a volta às aulas.