Cuiabá, Quinta-Feira, 6 de Novembro de 2025
04.01.2007 | 13h58 Tamanho do texto A- A+

Empresas aéreas vão ter plano de reserva de aviões para evitar crises

Empresas aéreas vão ter plano de reserva de aviões para evitar crises

As empresas aéreas terão de ter aviões de reserva para evitar crises, como a que ocorreu no final deste ano com atrasos e cancelamento de vôos nos aeroportos do país. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) editará, neste mês, portaria estabelecendo um modelo de plano de contingenciamento.

“Vamos dar um modelo, e caberá à empresa dizer como vai aplicar, de acordo com a malha, com a capacidade de cada uma”, informou Denise Abreu, diretora da Anac.

Denise Abreu afirmou que o fato de as empresas terem que manter aviões parados, de reserva, não gera custos elevado para as companhias e aumento do preço das passagens aéreas.

“As ações na Justiça [devido à crise no final de 2006, com atrasos e cancelamento de vôos] têm um valor pesado, que pode custar mais do que ter um plano de contingência”, argumentou.

O presidente da Anac, Milton Zuanazzi, afirmou que a crise ocorrida no ano passado foi por não haver reservas para prevenir transtornos. “O problema foi falta de reserva de tudo: de controladores, de link de comunicação [do Cindacta 1], das [aeronaves de] empresas aéreas. Quando o sistema está muito perto do limite, qualquer problema foge do controle”, disse Zuanazzi.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia