Cuiabá, Sexta-Feira, 30 de Janeiro de 2026
SEMANA PEDAGÓGICA
30.01.2026 | 08h54 Tamanho do texto A- A+

Escola Tereza Benguela qualifica 17 cuidadoras de alunos com deficiência

O diretor da unidade, professor Márcio Santos, explica que a ideia foi explicar às profissionais o pleno funcionamento da escola, apresentar os espaços, e, ainda, orientar como as cuidadoras deverão agir em determinadas circunstâncias

Francinei Marans

Ilustração

DA REDAÇÃO

A Semana Pedagógica em Cuiabá inicia um novo ciclo a partir de quinta-feira (29) com palestras e orientações aos técnicos e professores dentro das escolas e creches. Pela manhã, 17 Cuidadoras de Alunos com Deficiência (CADs), recém convocadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME), participaram de uma breve palestra na Escola Tereza Benguela, localizada no bairro Jardim Comodoro. 

 

O diretor da unidade, professor Márcio Santos, explica que a ideia foi explicar às profissionais o pleno funcionamento da escola, apresentar os espaços, e, ainda, orientar como as cuidadoras deverão agir em determinadas circunstâncias.

 

“Desde o primeiro dia de aula, queremos desenvolver um ambiente seguro, acolhedor, no qual todas as crianças saibam ter respeito e possam adquirir conhecimento a cada dia”. 

 

A coordenadora da Escola Tereza Benguela, professora Mayara Almeida, ressalta a importância da Semana Pedagógica para oportunizar debates produtivos ao ambiente escolar.

 

“Nós contamos com o trabalho de qualidade das cuidadoras, todos os técnicos e professoras para um ano letivo de qualidade. A Semana Pedagógica é o marco inicial deste processo”, afirma. 

 

A cuidadora Rubiamara de Amorim Neves revela satisfação com o conteúdo ministrado pela direção da Escola Tereza Benguela. “Saio daqui confiante e com a certeza de produzir um bom trabalho ao longo de 2026”. 

Dados

 

A Escola Tereza Benguela tem 550 crianças matriculadas para 2026. Destas, 29 são neuro-divergentes. Este total abrange os períodos matutino e vespertino. Cabe ressaltar que em 13 de janeiro, houve o primeiro chamamento de  1.190 cuidadores, sendo  799 para jornada de 30 horas e 391 para jornada de 40 horas semanais, contemplando todas as regionais do município. 

 

Já no dia 23 de janeiro na 2ª convocação, foram chamados 1.274 aprovados função de Cuidadores de Aluno com Deficiência - 30h. 

 

No total, são 2.210 alunos neurodivergentes em Cuiabá, conforme quadro de demanda apresentado à Secretaria Municipal de Educação (SME) em dezembro de 2025. 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia