Cuiabá, Quinta-Feira, 15 de Janeiro de 2026
CATEGORIA VALORIZADA
15.01.2026 | 16h29 Tamanho do texto A- A+

Escolas e creches de Cuiabá terão cuidadoras para alunos com deficiência

Na gestão do prefeito Abilio Brunini, a Prefeitura de Cuiabá faz a contratação direta das cuidadoras, o que vai permitir um aumento de 40% no salário, conforme prevê a Lei 7.436/2025

Francinei Marans

Ilustração

DA REDAÇÃO

O secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, assegura que as crianças neuro-divergentes matriculadas nas escolas e creches de Cuiabá terão, desde o primeiro dia de aula, a ser iniciado no dia 2 de fevereiro, o acompanhamento de cuidadoras, as chamadas CADs (Cuidadoras de Aluno com Deficiência).

 

“Você pai e você mãe, fique tranquilo. Todas as cuidadoras já estarão prontas para atender no primeiro dia de aula. O prefeito Abilio Brunini e a primeira dama Samantha Iris determinou que façamos o melhor atendimento as nossas crianças atípicas. Estaremos avançando ainda mais em 2026. É exatamente o que estamos fazendo”, destaca.

 

Na gestão do prefeito Abilio Brunini, a Prefeitura de Cuiabá faz a contratação direta das cuidadoras, o que vai permitir um aumento de 40% no salário, conforme prevê a Lei 7.436/2025.

 

A atual gestão também está expandindo às salas multifuncionais, espaços adaptados para atender crianças neuro divergentes. Para entender mais, clique AQUI e AQUI.

 

Convocação

 

A Secretaria Municipal de Educação (SME) publicou na terça-feira (13) a convocação de 1.190 candidatos para a função de Cuidador de Aluno com Deficiência. Destes, são 799 para jornada de 30 horas e 391 para jornada de 40 horas semanais, contemplando todas as regionais do município. Além desse chamamento inicial, o secretário reforça que estarão disponíveis 1.800 cargos para acategoria.

 

A coordenadora de educação especial, professora Neuraides Ribeiro, explica que a semana pedagógica, a ser realizada no período que antecederá o início do ano letivo, vai qualificar as cuidadoras de alunos com deficiência. No mesmo período, já estará definida à necessidade a ser preenchida em cada unidade de ensino.

 

“Na semana pedagógica, as cuidadoras serão recepcionadas e abordaremos em palestra como melhor desempenhar a profissão. Nós faremos a organização e o preenchimento das cuidadoras de acordo com as necessidades. Haverá compartilhamento quando necessário, porém, o mais importante é que todas as unidades de ensino serão contempladas, diante do compromisso da atual gestão municipal em garantir boas condições de aprendizagem aos alunos neuro divergentes”, reforça.

 

Reconhecimento

 

A presidente da Associação dos Amigos dos Autistas Neurodiversos e Pessoas com Doenças Raras Presidente (AMAND-MT), Helena Amaral, esteve presente no gabinete do secretário Amauri Monge Fernandes na manhã desta quinta-feira (15).

Ela elogiou as ações da Prefeitura de Cuiabá, ressaltando que é fruto de um diálogo permanente iniciado no primeiro semestre do ano passado.

 

“Essas medidas começaram a ser desenhadas em abril de 2025 a partir de uma audiência púbica da qual o secretário Amauri Monge fez o compromisso com as crianças atípicas de avançar no atendimento e formação. Foi criada uma comissão permanente da qual faço parte. Esse trabalho é resultado de muito diálogo e saímos satisfeitos porque fomos ouvidas, mas, principalmente, atendidas”.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia