A Secretaria de Estado de Saúde reuniu, na tarde desta quarta-feira (29), o Grupo Técnico Permanente para o Enfrentamento da Pandemia de Influenza, criado pelo Decreto Nº 7.839 de 06 de Julho de 2006, que implantou o Plano de Contingência Estadual do Sistema de Vigilância da Influenza.
O Grupo Técnico discutiu sobre a Influenza Suína seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e do Plano Estadual no enfrentamento à doença que inclui tomadas de decisões e adoção de medidas de prevenção, monitoramento e hospital referência para assistência.
O Ministério da Saúde informa que até o momento não há circulação do novo subtipo do vírus da Influenza Suína A(H1N1) no Brasil, porém os Estados devem seguir a risca as recomendações do Plano de Contingência e desenvolverem suas ações e tomadas de decisão acordadas com o Ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde acionou todas as Secretarias Estaduais de Saúde para intensificar o processo de monitoramento e detecção oportuna de casos suspeitos de doenças respiratórias agudas. Essas medidas estão previstas no "Plano de Preparação para o Enfrentamento da Pandemia", o qual estabelece as atribuições dos Estados, municípios, órgãos federados e hospitais de referência.
O Decreto do Governo de Mato Grosso, no seu Artigo II, diz que o Grupo Técnico é composto pelos seguintes órgãos: Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, Secretaria Estadual de Infraestrutura, Secretaria de Estado de Industria, Comercio e Mineração (SICME), Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA) e MT Laboratório.
O Estado este ano agrega ao seu comitê gestor a Secretaria Estadual de Agricultura, Defesa Civil, Casa Civil e Secretaria de Estado de Comunicação.
A superintendente de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde, Maria Conceição Villa, disse que "o Grupo Técnico, em parceria com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), terão reuniões permanentes no intuito de analisar a situação mundial e nacional, com conhecimento técnico na aplicabilidade efetiva do Plano de Contingência Estadual. No momento as recomendações são de ações de prevenção vez que a Influenza Suína ainda não chegou ao Brasil.
As equipes técnicas estão sendo capacitadas pelo Ministério da Saúde, por meio de videoconferências, e o secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, acompanha os fatos diretamente junto ao Ministério da Saúde no fortalecimento da capacidade de respostas que o caso vai requerer".
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|