Cuiabá, Sexta-Feira, 12 de Dezembro de 2025
VANDALISMO
12.12.2025 | 14h10 Tamanho do texto A- A+

Estudantes de Cuiabá rasgam livros de escola; Seduc convoca pais

Vídeo foi gravado no último dia do calendário escolar de 2025; Seduc informa que pais foram convocados

Reprodução

Imagens mostram alunos rasgando livros escolares em Cuiabá

Imagens mostram alunos rasgando livros escolares em Cuiabá

ANDRELINA BRAZ
DA REDAÇÃO

Um vídeo de estudantes do Colégio Estadual Integrado Victorino Monteiro Silva, em Cuiabá, rasgando materiais escolares em via pública, gerou revolta nas redes sociais e reação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

 

A equipe psicossocial da escola já promoveu uma ação junto à comunidade estudantil com foco em conscientização e prevenção

A unidade escolar fica no Bairro Três Barras e as imagens foram gravadas na última sexta-feira (5), após o fim do ano letivo. 

 

Com mais de 500 mil visualizações na rede social TikTok, o vídeo mostra um grupo de alunos rasgando cadernos, livros didáticos e os arremessando para o alto. 

 

O vídeo foi divulgado nas redes de uma estudante da escola, que afirma também ter rasgado os livros. “O povo da minha escola destruindo todinho material. Eu também destruí e é muito bom”.

  

Durante a gravação, é possível ouvir outro estudante surpreso com a atitude dos colegas e questionando “se vão jogar os livros fora”.

 

Nos comentários, usuários criticaram a ação. "Se vocês soubessem o quanto isso vai fazer falta para quando forem estudar para um vestibular, principalmente matemática", disse um. 

 

'Que absurdo, como podem destruir os materiais escolares que todos nós pagamos com impostos e dificuldades?", questionou outro.

 

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação disse que os alunos foram identificados e acompanhados pela gestão escolar para realizar o recolhimento do material danificado.

 

Ainda segundo a Pasta, a escola entrou em contato com os pais dos estudantes, que foram convocados a comparecer à instituição, onde foram reforçadas as responsabilidades da família quanto à guarda e manutenção dos materiais escolares, que são patrimônio público.

 

“A equipe psicossocial da escola já promoveu uma ação junto à comunidade estudantil com foco em conscientização e prevenção, a fim de evitar que situações semelhantes se repitam”, diz trecho da nota.

 

“A Seduc-MT reafirma seu compromisso com a preservação do patrimônio público e com a formação cidadã dos estudantes, em parceria com as famílias e a comunidade escolar”, finaliza.

 

Veja o vídeo: 

 

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
3 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

paulo   12.12.25 17h39
realidade de um Brasil falido em todos os quesitos e o povo preocupado com picanha aonde chagaremos o abismo esta so aumentando infelismente.
8
1
aloisio  12.12.25 15h39
Enfim cada um fez sua parte. Mas é suficiente? É garantia de que não ocorrerá mais tão cedo? Alguma coisa está fora da ordem. Um dos espantos da educação é histórica, ela não exercita a cidadania, mais ainda, nos tempos atuais, descobriram que a educação vai salvar essa juventude pelo empreendedorismo. Será coisa da BNCC? Não sei.Sei que entre a escola e esse jovens existem abismos intransponíveis ...
10
0
augusto  12.12.25 14h51
100% de escolas militares... Todo esse material é mega importante para os proximos alunos!! NA MINHA EPOCA ERA OBRIGADO DEVOLVER LIMPO!!
21
0