Faixa de Pedestre - Fernando Côrrea

Não é incomum encontrar acidentes na avenida Fernando Corrêa da Costa, uma das principais da Capital. Dados da Secretaria de Estado de Segurança mostram que nos primeiros quatro meses de 2017, 43 acidentes foram registrados no local.
Alguns dos motivos seriam as faixas de pedestres sem semáforos, que, muitas vezes, por desatenção dos motoristas, acaba trazendo transtornos para o trânsito do local.
Para o diretor de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Michel Diniz,a desatenção é o principal motivo dos acidentes em locais sem semáforo.
“Existe falta de atenção na sinalização viária. Falta conscientização dos condutores para ter atenção à faixa de pedestre. O pedestre vai atravessar, vai diminuindo a velocidade, porque se dirigir com segurança evita esse tipo de acidente”, disse.
Para o estudante Lucas Lopes Soares, de 26 anos, que é morador da região do Coxipó, a situação é um pouco mais grave.
Alair Ribeiro/MidiaNews
“Existe falta de atenção na sinalização viária. Falta conscientização dos condutores"
“Faixa de pedestres colocada em avenidas sem semáforo, acredito, aumenta o risco de acidentes. Ainda mais em locais próximos a ponto de ônibus. O ônibus acaba parando e as pessoas passam na frente do ônibus, não dando visibilidade para o motorista de um carro ou ao motociclista. Nisso, as pessoas têm que frear de uma vez e quem está atrás acaba batendo”, disse o estudante.
Ele disse ver de três a quatro acidentes por semana nas faixas sem semáforo próximas à sua casa.
Faixas livres
O engenheiro civil Renan Lima, de 26 anos, também disse ver frequentemente acidentes nas faixas sem semáforo, no Coxipó.
Ele, entretanto, acrescentou que as faixas livres, que foram introduzidas pela Semob em 2017, também causam problemas na região.
Nas faixas livres, o motorista não precisa respeitar o semáforo da pista ao lado, ficando livre para seguir o fluxo do trânsito. Elas são utilizadas em avenidas de grande fluxo, como a Fernando Corrêa, para diminuir o congestionamento que as rotatórias e semáforos causam em horários de pico.
À época em que a medida foi introduzida, dezenas de pessoas escreveram reclamações nas redes sociais, visto que muitos motoristas não estavam adeptos às faixas e a dificuldade em acostumar trazia transtornos para o trânsito.
Renan foi uma das pessoas que postaram nas redes sociais.
“Cuiabá cresceu de forma desordenada, com terrenos vazios no centro da cidade e residenciais construídos bem distantes da região central. Portanto, suas vias foram todas mal planejadas e com a única finalidade de ligar esses pontos. O trânsito em Cuiabá é um caos e sempre será, porque não temos pessoas com disposição e interesse em resolver esse problema", afirmou.
"Mas cada um pode fazer sua parte e estudar as leis de trânsito, sinalizações, etc. Faixa livre é para você seguir em frente. Não pare, porque o sinal da faixa ao seu lado fechou”, disse o engenheiro.
Ele acredita que agora, passados dois meses desde a instauração da medida, o trânsito vem melhorando e as pessoas estão passando a acostumar com a mudança.
Medidas
Segundo Michel Diniz,a Prefeitura de Cuiabá realizou diversas campanhas educativas, antes da instauração das faixas, assim como vem realizando outras para concientização dos motoristas.
Ele acredita que a faixa livre tem funcionado de forma favorável não só na Fernando Corrêa, como em várias avenidas de Cuiabá. E acredita que os motoristas, em sua maioria, respeita as faixas em que não há semáforos.
“O condutor, ao tirar sua CNH, deve ter conhecimento das leis de trânsito. Saber da necessidade de se parar nas faixas sem semáforo e que, quando uma placa sinalizar faixa livre, não deve parar, mas, sim, prosseguir”, explicou.
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14 Comentário(s).
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Alan 22.05.17 15h36 | ||||
Falta é Educação ao povo... pedestre antes e na faixa deve ser respeitado.. não existe falta de informação, ou faixa em local inapropriado existe motorista sem educação e sem o mínimo de cuidado ao volante.. Absurdo precisar de semáforo para só assim o carro parar e respeitar faixa... | ||||
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marcus vinicius 22.05.17 15h01 | ||||
Tem que fazer mais campanhas educacionais, outra coisa tem umas faixas muito mal instaladas, em esquinas e rotatórias que além de tirar a fluidez do transito fica perigoso pois o motorista está preocupado em fazer o contorno e não tem como cuidar de uma rotatória e ver um pedestre. outra coisa, os pedestres tem que sinalizar com os braços a intenção de atravessar a via e o motorista parar com pisca alerta para outro condutor atras visualize, principalmente motoqueiros que não costumam parar. | ||||
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mirtes 22.05.17 13h32 | ||||
colocaram algumas faixas de pedestres em esquinas e também em saída de rotatórias, como na avenida das torres com a avenida Itália.. fica impossível dar a preferÊncia... gostaria que explicassem a finalidade dessas faixas.. | ||||
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HILTON 22.05.17 12h20 | ||||
DE FATO AS FAIXAS DE PEDESTRES SÃO MUITO PERIGOSAS COM GRANDE RISCO DE ATROPELAMENTO, MAS GOSTARIA DE DEIXAR UMA SUGESTÃO, DE PORQUE NÃO REFORÇAR ESTAS FAIXAS PINTANDO DE VERMELHO ENTRE AS FAIXAS BRANCAS, POIS ISTO É FEITO EM VARIAS CIDADES BRASILEIRAS E CONSTATADO SUA EFICACIA... | ||||
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rodrigo 22.05.17 09h49 | ||||
Pessoal dos comentários...esqueçam faixas elevadas...semáforos...luz vermelha ou qualquer outra coisa!!! Em uma via rápida, onde o fluxo do trânsito é o que interessa, não devemos interrompê-la... e sim criar mecanismo SEGURO para o PEDESTRE atravessar sem interromper o fluxo e causar acidentes.. ou seja.. PASSARELAS!! Não importa se são mais caras que faixas e semáforos.. o que importa é a segurança do cidadão!! Passarelas em todas travessias e isolamento nos canteiros é o que resolve.. bem como avisos e sinalização para o pedestre não atravessar nestes locais pela pista.. | ||||
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