Cuiabá, Quarta-Feira, 5 de Novembro de 2025
ALAGAMENTOS E EROSÕES
05.11.2025 | 15h30 Tamanho do texto A- A+

Fiscais flagram bocas de lobo bloqueadas por moradores e alerta para riscos

Essa intervenção tem comprometido o escoamento da água da chuva e provocado o desvio do fluxo natural, resultando em pontos de alagamento e erosão em áreas próximas

Secom-VG

Ilustração

DA REDAÇÃO

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas, flagrou bocas de lobo bloqueadas com concreto e cimento em uma via que dá acesso ao bairro à Área de Proteção Ambiental Bernardo Berneck.

 

A ação irregular, realizada por moradores, tem comprometido o escoamento da água da chuva e provocado o desvio do fluxo natural, resultando em pontos de alagamento e erosão em áreas próximas.

 

O bloqueio das bocas de lobo impede que a água siga o trajeto natural pelas galerias pluviais até o córrego, fazendo com que o volume se acumule na via e acabe sendo desviado para ruas não pavimentadas.

 

Essa alteração no curso da água causa danos ao solo, desgaste das vias e risco de erosões, além de aumentar a possibilidade de alagamentos em períodos de chuva intensa.

 

Diante da situação, a Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas fará uma ação de limpeza e desobstrução no local, com o objetivo de restabelecer o escoamento adequado da água e para garantir o funcionamento correto do sistema de drenagem.

 

O trabalho será executado de forma a corrigir os impactos causados pela intervenção irregular.

 

A Prefeitura reforça que qualquer intervenção em vias públicas, bocas de lobo ou galerias pluviais deve ser previamente autorizada, uma vez que alterações indevidas comprometem toda a rede de escoamento e podem gerar sérios problemas estruturais e ambientais.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia