Cuiabá, Quarta-Feira, 16 de Julho de 2025
VALORIZAÇÃO CULTURAL
13.03.2020 | 15h39 Tamanho do texto A- A+

Flor Ribeirinha realiza percurso histórico de São Gonçalo Beira Rio

trabalho consiste em uma visita guiada ao bairro

Reprodução

São Gonçalo Beira Rio se destaca na capital,  como um dos pontos turísticos mais visitados

São Gonçalo Beira Rio se destaca na capital, como um dos pontos turísticos mais visitados

DA REDAÇÃO

O Grupo Flor Ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio, oferece mais um atrativo para os visitantes com ações de reconhecimento e valorização dos saberes e fazeres do modo de vida do ribeirinho e suas tradições. É mais uma atividade realizada pelo ponto de cultura quintal da Domingas, que busca valorizar toda a riqueza cultural da comunidade.

 

O diretor artístico e coreógrafo do Grupo Flor Ribeirinha, Avinner Augusto, explica que o percurso consiste em uma prática que possibilita as pessoas de todas as idades, vivenciar o cotidiano da comunidade.

 

“Toda a sua cultura genuinamente cuiabana, que engloba a história do processo de colonização e a herança cultural indígena, portuguesa e africana refletida nas manifestações da cultura ribeirinha, como a produção do artesanato em cerâmica, a pesca, a gastronomia e as danças e músicas regionais”, disse ele.

 

O trabalho consiste em uma visita guiada ao bairro, com explanações sobre a história e a essência da comunidade. Os visitantes poderão conhecer a produção do artesanato em cerâmica, através de oficinas no quintal, além de saber mais sobre a dança do Siriri.

 

“Sem dúvida, é uma boa oportunidade para conhecer a prática do Siriri, e possivelmente de outras manifestações da nossa cultura popular". Na ocasião, o grupo Flor Ribeirinha fará uma demonstração da dança no quintal.

 

Os agendamentos para o percurso já começaram. Os grupos de turistas, escolas, instituições, empresas, universidades e outros interessados, poderão participar. “O mês do aniversário de Cuiabá está chegando e os grupos podem agendar e vivenciar os saberes e fazeres do berço cultural de nossa cidade. Esta iniciativa também é um impulsionamento ao turismo local, reconhecimento dos mestres e apoio na manutenção das ações socioculturais da Associação Flor Ribeirinha” frisou.

 

As atividades na comunidade de São Gonçalo Beira Rio, serão toda sexta-feira, no período de 8h ás 12h. No final do percurso, um almoço no ponto de cultura Quintal da Domingas. O valor individual, incluindo transporte e o almoço na atividade, é de apenas R$ 60. Para mais informações e agendamentos, ligar ou enviar mensagens para os telefones: (65) 99262.0881 ou 99204.8404

 

Histórico

 

A região de São Gonçalo Beira Rio, uma das mais antigas de Cuiabá, já completou 300 anos em 2018. A comunidade foi formada em 1718, quando bandeirantes paulistas passaram pelo local à procura de índios. São Gonçalo Beira Rio se destaca na capital,  como um dos pontos turísticos mais visitados. Entre os atrativos estão o turismo gastronômico, com diversas peixarias instaladas as margens do rio, que produzem diariamente os pratos típicos como mojica de pintado, ventrecha de pacu, e muitos outros. A cerâmica é um produto muito presente na comunidade, assim como a dança do Siriri, uma manifestação cultural forte e admirada.    

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia