A ex-vice-prefeita e ex-vereadora de Cuiabá, Beatriz Helena Bressane Spinelli, a Bia Spinelli, que faleceu na manhã desta terça-feira (8), aos 82 anos, havia descoberto um tumor recentemente. Sua morte foi repentina, sem sofrimento prolongado, conforme relato da filha Viviane Spinelli em entrevista ao MidiaNews.
"Foi muito rápido, não deu tempo de saber o que ela tinha. Descobrimos um tumor... Estive com ela semana passada. Ela foi pra casa, estava bem, mas não resistiu. Não sofreu, foi em paz. Minha mãe estava linda. Morreu leve, bonita e plena, como sempre viveu", disse Viviane, emocionada.
Bia Spinelli faleceu no Hospital Santa Rosa, na Capital, após sofrer uma crise hipertensiva.
Pioneira
Nascida em uma família tradicional cuiabana, Bia Spinelli foi uma das primeiras mulheres a ocupar espaços de poder em Mato Grosso em uma época em que a política era majoritariamente masculina.
Entre o fim da década de 80 e a de 90, ela foi vice-prefeita de Cuiabá e vereadora.
"Ela nunca teve medo de ficar atrás da mesa, sempre esteve à frente de seu tempo", disse a filha, referindo-se ao pioneirismo de Bia não só na política, mas também como empresária, ao lado do marido, Ubiratan Francisco Spinelli, ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
"O que eu posso dizer que ela era uma mulher forte, foi vice-prefeita, vereadora... Atuante numa época que mulher nenhuma podia fazer nada em Cuiabá", afirmou Viviane.
Política
O primeiro cargo eletivo ocupado por Bia foi o de vice-prefeita na gestão de Frederico Campos, tendo ficado no posto entre os anos de 1989 e 1992.
Naquele ano, ela foi eleita vereadora, cargo que ocupou entre 1993 e 1997.
Na Câmara Municipal, Bia Spinelli foi autora de vários projetos, entre eles a lei municipal que batizou de Massairo Okamura o parque municipal no bairro Morada do Ouro.
A jornalista Neila Barros, que conheceu Bia Spinelli pessoalmente, destacou seu caráter íntegro.
"Nunca se envolveu em escândalos. Trabalhou com retidão e deixou o legado de que é possível ser uma administradora, vereadora e vice-prefeita honesta e respeitável, com certeza jamais será esquecida na história de Cuiabá", afirmou a historiadora.
Sua atuação foi um exemplo de liderança feminina em um período em que as mulheres ainda lutavam por espaço na política.
"Ela se fazia representar todas as mulheres. Não era uma mulher comum", completou Neila.
Repercussão e homenagens
A notícia de seu falecimento repercutiu na política. O prefeito Abilio Brunini, a vice coronel Vânia Rosa e a primeira-dama Samantha Iris emitiram uma nota conjunta: "Manifestamos nossa total solidariedade neste momento de dor. Que Deus conforte a família".
Bia Spinelli deixa três filhos - Viviane, Marina e Rodrigo - e o marido Ubiratan. Uma vida intensa e uma despedida serena. Bia partiu como viveu: com leveza, elegância e a certeza de ter feito a diferença.
O velório será na Capela Jardins, nesta quarta-feira (09) a partir das 17hrs e o sepultamento será às 10h da manhã da quinta-feira (10) no cemitério da Piedade na capital.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|