Victor Ostetti

O fotojornalista do MidiaNews Victor Ostetti, de 28 anos, levou o 1° e também o 2° lugar no 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Fotojornalismo, realizado nesta terça-feira (23), em Cuiabá. Ele conquistou as posições por dois registros publicados em reportagens do portal.
O registro do engraxate Isaías Oséias da Silva, de 66 anos, enquanto trabalhava no calçadão da Avenida Presidente Getúlio Vargas, ao lado da Estação Alencastro e em frente à Praça da República e à Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus, rendeu o primeiro lugar.
A reportagem com a foto premiada, acompanhada de uma sequência de outras imagens do personagem, pode ser conferida em: “Aos 66 anos, engraxate mantém ofício vivo: ‘Não penso em parar’”.
O segundo lugar foi para o registro de Maria Aparecida do Nascimento, de 54 anos, mais conhecida como Cidinha, que de coletora de lixo se tornou referência em educação ambiental na área de resíduos.
A matéria com a foto premiada e outras imagens do galpão de reciclagem em que Cidinha trabalha pode ser conferida em: “Do lixão à escola: a história da catadora que virou palestrante”.
Victor Ostetti/MidiaNews
Foto premiada: Isaías Oséias da Silva, de 66 anos, em seu ponto de engraxate no Centro de Cuiabá
Dupla surpresa
Segundo Ostetti, ele se inscreveu confiante de que conquistaria alguma colocação, mas teve dúvidas ao longo do processo e afirmou ainda estar incrédulo por ter levado duas premiações.
“Quando me inscrevi eu estava plenamente confiante, e conforme foi chegando o prêmio eu fui baixando a expectativa, eu confio no meu trabalho, mas vi o material de outros fotojornalistas e também eram excelentes, achei que não venceria”, afirmou.
Ele mal havia descido do palco após receber o troféu de segundo lugar quando foi anunciado como vencedor também da primeira posição. Com um sorriso no rosto e expressão atônita, voltou ao palco, recebeu o segundo troféu e fez um breve discurso.
“Quando anunciaram o segundo eu pensei, bom, já é uma boa posição, é o primeiro prêmio que concorro, mas quando anunciaram o primeiro eu fiquei sem reação, ainda estou meio sem reação, mas muito grato pelo reconhecimento, vindo do Sebrae em especial, lugar que eu estagiei, é muito importante pra mim”, afirmou.
Natural de Junqueirópolis (SP), Ostetti está em Cuiabá desde 2018 e atua na profissão, que ele classifica como “propósito de vida”, há seis anos.
“Fotojornalismo é uma profissão em extinção, não ironicamente, como a do engraxate que eu fotografei, acho que isso fala por si só, e espero que a profissão perdure, é meu propósito de vida, e não pretendo mudar de profissão no futuro”.
Ele integra o quadro de colaboradores do MidiaNews há um ano, sendo esta a segunda vez que faz parte da equipe.
Victor Ostetti/MidiaNews
Foto premiada: Cidinha conta como o estudo mudou a sua vida
Outra jornalista do MidiaNews que conquistou a premiação foi Larissa Azevedo, com a reportagem “Incêndio multiplica dívidas de comerciantes do Shopping Popular”, publicada no jornal universitário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), SôFoca.
O evento
O evento foi realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), na noite desta terça-feira (24), no Restaurante Baronês, em Cuiabá.
Foram escolhidas as três melhores reportagens nas categorias texto, rádio, televisão, fotojornalismo e universitário, sendo esta última representada por uma única produção.
Neste ano, foram inscritos 143 trabalhos, o maior número de participações da região Centro-Oeste. Desse total, 28 se classificaram para a fase estadual – indicados pela Secretaria do Prêmio – e, em seguida, foram analisados de forma criteriosa por uma banca de jurados mato-grossenses, formada pelos jornalistas Martha Baptista e Rodrigo Vargas, e pelo gerente de Relacionamento do Sebrae/MT, Fernando Holanda.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|