Cuiabá, Segunda-Feira, 22 de Setembro de 2025
ESTRADA DE CHAPADA
31.12.2013 | 07h31 Tamanho do texto A- A+

Governo do Estado discute em janeiro pedágio na MT-251

Cidades que terão trechos concedidos realizam audiências públicas

Edson Rodrigues/Secom-MT

Rodovia que liga Cuiabá à Chapada e Campo Verde deverá ter pedágio implantado

Rodovia que liga Cuiabá à Chapada e Campo Verde deverá ter pedágio implantado

ISA SOUSA
DA REDAÇÃO
A concessão para a implementação de praças de pedágio na Rodovia Emanuel Pinheiro, a MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte da Capital), começará a ser debatida na próxima semana.

Na segunda-feira (6), será realizada a primeira audiência pública em Cuiabá.

Na terça-feira (7), será a vez de Chapada e, na quarta-feira (8), de Campo Verde (131 km ao Sul da Capital).

Nos três encontros, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu), apresentará os estudos de viabilidade técnica, econômica, financeira e social da rodovia.

Em agosto, a pasta já havia contratado pelo valor de R$ 143.999,46 a empresa Planos Engenharia S/S Ltda. para elaborar o estudo de viabilidade da cobrança da taxa na rodovia.

Um dos principais itens levado em conta no estudo, para calcular a possível taxa do pedágio, foi exatamente a média diária de veículos que passam pela rodovia nos três municípios.

Trechos


Em agosto, o coordenador de Programas Especiais da Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana, César Ribas, havia afirmado que caberia a Planos Engenharia analisar três trechos da MT-251, totalizando 148,2 km de extensão.

O primeiro, no entroncamento das BRs 070, 163, 364 com a MT-020 leva em conta Cuiabá – Chapada, com 65,5 km de extensão.

Em seguida, estaria o trecho da MT-251 que começa em Chapada e segue até o entroncamento da MT-140, que leva a Campo Verde, com 69,7 km de extensão.

Por último, está o trecho da MT-140 até entroncamento da BR-070, também próximo a Campo Verde, com 13 km de extensão.

Até o momento não foram divulgados pelo Estado quanto o pedágio deverá custar.

Concessão


O Governo do Estado reforçou que o modelo que será adotado na Rodovia Emanuel Pinheiro é o de concessão, não o de privatização.

A justificativa é que, no caso da concessão, além de um prazo estimado dentro da licitação, é permitido a transferência da administração passado o prazo ou até mesmo antes, caso haja necessidade.

Atualmente, Mato Grosso possui cinco trechos concedidos, com tarifas que variam de R$ 3,90 a R$ 6,50, e um trecho que ainda é de responsabilidade estadual, no valor de R$ 4,00. Os preços, no entanto, subirão 23%.

No modelo de implantação que o Estado quer que seja a MT-251, apenas a MT-130, no trecho Rondonópolis – Primavera do Leste, está dentro dos parâmetros.

Confira locais das audiências públicas para debater a concessão da MT-251:

Audiência Pública 01
Local: Auditório da Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana
Endereço: Edifício Edgar Prado Arze – Centro Político Administrativo - Cuiabá
Data: 06 de janeiro de 2013
Horário: 13h30 às 17h30

Audiência Pública 02
Local: Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente
Endereço: Av. Perimetral esqu/rua Penn Gomes - Chapada dos Guimarães
Data: 07 de janeiro de 2013
Horário: 13h30 às 17h30

Audiência Pública 03
Local: Associação Comercial e Empresarial de Campo Verde - Acicave
Endereço: Rua Campo Grande, 390 – Centro – Campo Verde
Data: 08 de janeiro de 2013
Horário: 13h30 às 17h30

Leia mais sobre o assunto:

Governo admite cobrar pedágio na Estrada de Chapada

Pedágio é caminho sem volta em MT, afirma Governo
Cobrança de pedágio aumenta 23% nas rodovias do Estado

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Fernando  31.12.13 21h20
Isso tudo é só para tirar de foco o fato de que a duplicação da estrada de Chapada, prometida por BRAIRO, não vai prosseguir seguer no trecho compreendido entre os trevos da Fundação BRADESCO e da estrada da Guia. A Copa é nossa e o troféu de... também.
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Rodney Faria  31.12.13 19h51
Mais uma cobrança em cascata, pois já pagamos impostos tipo IPVA e outros mais para termos boas estradas para rodar.
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marcio  31.12.13 15h47
Melhor deixar para começar a pensar em supor uma discussão quando a duplicação da estrada pensar em ficar pronta com qualidade, o que até agora não aconteceu. Do contrário só vai servir para algum filho de político ganhar a licitação , pegar dinheiro emprestado do BNDES que é nosso, para atender as condições da licitação e não cumprir com o contrato como acontece em algumas estradas de SP.
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lucas  31.12.13 15h45
parece que a febre do pedagio pegou Mato Grosso, estão querendo implantar o pedagio em qualquer estrada, e muito ruim por sinal. não faz sentido algum praticar esta cobrança
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Hernando Salazar Pacheco  31.12.13 11h40
Não existe liberdade. Isso é uma ilusão. Sempre implica em conflito, como já dizia Hannah Arendt. E todo cidadão pertence ao Estado. Deixe de pagar taxas e impostos para ver no que dá. Até os jornais andam editando comentários. A imprensa, que seria o último bastião da liberdade, se dobra ao 'politicamente correto' permitido pelo Estado. Mas é outro assunto.
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