Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde revela que 56,4% da população de Cuiabá tem excesso de peso.
Segundo o estudo, divulgado nesta segunda-feira (17), a média em Cuiabá é maior que a nacional (53,8%). E a Capital é uma das seis com maior prevalência de excesso de peso.
Os dados inéditos fazem parte da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada em todas as capitais.
Segundo a pesquisa, o indicador aumenta com a idade e é maior entre aqueles com menor escolaridade. E o Brasil está na transição da desnutrição para a obesidade.
Diabetes
O estudo também apontou o número de pessoas com diagnóstico médico de diabetes nas capitais.
Cuiabá tem 7,9% da população com a doença, enquanto a média nacional está em 8,9%. O Rio de Janeiro é a capital com a maior prevalência - 10,4% da população é diabética na capital fluminense.
Hipertensão
A pesquisa também mostrou o número de pessoas diagnosticadas com hipertensão nas capitais.
Cuiabá aparece com 24,9% da população hipertensa, número bem maior que Palmas, a capital com menor número de hipertensos. Lá, apenas 16,9% têm o problema.
A média para o Brasil é de 25,7%.
Em relação à obesidade, os homens têm menor incidência do que as mulheres. Já em relação a diabetes e a hipertensão, o diagnóstico é mais prevalente em mulheres.
A pesquisa apresenta ainda dados referentes ao consumo regular de frutas e hortaliças, feijão, refrigerante ou suco artificial, à prática de atividade física no tempo livre, consumo abusivo de bebidas alcoólicas e a dirigir alcoolizado.
Confira AQUI os dados da pesquisa.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|