Cuiabá, Quarta-Feira, 16 de Julho de 2025
DEU NO GLOBO
18.03.2025 | 08h12 Tamanho do texto A- A+

Morador de MT espera em média 78 dias por consulta no SUS

Para a especialidade de genética médica, o tempo de espera pode ser de cerca de dois anos

MidiaNews

UPA do Leblon, que realiza atendimentos via Sistema único de Saúde

UPA do Leblon, que realiza atendimentos via Sistema único de Saúde

ANDRELINA BRAZ
DA REDAÇÃO

Dados do Ministério da Saúde apontam que o tempo de espera para a realização de consultas médicas via Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso superou a média nacional em 2024, com mais de 78 dias.

 

Os dados foram publicados pelo jornal O Globo, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).

 

De acordo com o levantamento, os mato-grossenses esperaram, em 2024, em torno de 78,9 dias para realizar uma consulta médica com especialistas. A média nacional é de 57 dias.

 

Ainda de acordo com os dados, o tempo de espera para uma consulta foi maior do que em 2020, período da pandemia de Covid-19, quando a fila de espera era de 50 dias.

 

Quando se trata de consultas com especialistas, o maior prazo de espera registrado no Brasil foi em Mato Grosso para consultas com profissionais de genética médica.

 

O agendamento para tratamento com o especialista responsável por diagnósticos e tratamentos de doenças congênitas no Estado pode chegar a 721,2 dias, o equivalente a dois anos.

 

Mato Grosso também aparece em primeiro lugar no maior tempo de espera para consultas com um especialista em cirurgia plástica, com 354,7 dias; coloproctologia, com 516,8 dias; gastroenterologia, com 221,9 dias; geriatria, com 170,1 dias; homeopatia, com 82,5 dias; odontologia, com 244,1 dias; e reumatologia, com 280,1 dias.

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Aryson carlos   18.03.25 10h42
Meu pai é um exemplo , está internado na upa verdão, aguardando especialista para fazer uma amputação do pé , onde já veio a necrosar e até agora nada , caso dele é de urgência, já entramos com liminar e até o momento nada , essa é a saúde de Cuiabá infelizmente
7
1