Cuiabá, Quarta-Feira, 16 de Julho de 2025
CATRACA TRAVADA
27.05.2015 | 17h20 Tamanho do texto A- A+

Motoristas de ônibus coletivo decretam greve em Cuiabá e VG

Categoria não aceita proposta de empresas; mais de 500 mil usuários ficam sem transporte a partir desta quinta

MidiaNews

Com a greve dos motoristas de ônibus, pelo menos 500 ficam sem transporte em Cuiabáe VG

Com a greve dos motoristas de ônibus, pelo menos 500 ficam sem transporte em Cuiabáe VG

THAIZA ASSUNÇÃO
DA REDAÇÃO
Mais de 500 mil pessoas terão dificuldades para chegar ao trabalho, escola ou faculdade nesta quinta-feira (28), em Cuiabá e Várzea Grande. Isso porque, os motoristas de ônibus coletivo das duas cidades vão deflagrar greve a partir de meia-noite.

A categoria não aceitou a proposta apresentado pelo Sindicato das Empresas de Transportes Coletivo Urbano do Estado (STU), em reunião de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), na terça-feira (25), e decidiu, em assembleia-geral, paralisar os serviços.

O presidente do Sindicato dos Motoristas Profissionais e Trabalhadores em Empresas de Transporte Terrestre, Ledevino da Conceição,  não informou o percentual da frota que irá operar nos dias de greve.

"Não vamos garantir nada. Os trabalhadores estarão na garagem, mas não vamos obrigá-los a sair"

Não vamos garantir nada. Os trabalhadores estarão na garagem, mas não vamos obrigá-los a sair”, afirmou.

Na segunda-feira (25), a desembargadora Beatriz Theodoro, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou, em caráter liminar, que 70% dos ônibus circulem durante os horários de pico.

Conforme a decisão, nos demais horários, a frota mínima deve ser de 50%.

Caso a determinação não seja cumprida, o Sindicato dos Motoristas terá que pagar uma multa diária de R$ 30 mil, que será revertida para o Fundo Estadual de Apoio ao Trabalhador (Feat).

Conforme Ledevino Conceição, as empresas aceitaram apenas uma reivindicação dos profissionais: quanto o aumento de 20% no salário dos motoristas. As demais exigências não foram acatadas.

A categoria pede, além do reajuste de 20% no salário dos motoristas,  10% para os demais servidores.

Também exige um aumento de 10% no ticket de alimentação, que hoje é de R$ 100, e do abono dos motoristas que fazem a função de cobrador.

“Essas condições são irrevogáveis e só retornaremos as atividades quando tudo isso for cumprido”, disse o presidente.

Conciliação

A desembargadora Maria Theodoro marcou para esta sexta-feira (29), uma audiência de conciliação e instrução entre STU e o Sindicato dos Motoristas.

O objetivo é chegar em um acordo entre as partes e por fim a greve dos trabalhadores.

Leia mais sobre o assunto:

Sindicato suspende greve de ônibus após liminar do TRT/MT

Motoristas de ônibus coletivo entram em greve nesta terça-feira

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
13 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

juarez candido silva  28.05.15 16h59
Vão trabalhar e parem de atrapalhar quem tem compromissos
0
0
Anderson  28.05.15 16h36
Como disse o colega ai acima, eu também apoio a greve, pois todos nós sabemos que como tudo nesse pais as coisas só vai na pressão, não tem outro jeito. Infelizmente muitos saem prejudicados, mas fazer oque. Muitos falam porque não são eles que estão precisando. Espero que tudo isso acabe logo e que os motoristas consigam o que almejam.
0
0
ELDICEIA  28.05.15 14h31
O BRASILEIRO E TAO ACOMODADO QUE CRITICA QUEM SAI AS RUAS PRA REIVINDICART SEUS DIREITOS, NADA MAIS JUSTO A PARALISASAO TALVEZ SE TODOS BRASILEIROS FIZESSEM ISSO O BRASIL N AO IA ESTA A BAGUNCA QUE ESTA, ACORDA POVO CADA UM REIVINDICA DA MANEIRA QUE ACHA QUE VAI DAR CERTO APOIIIOOOO E MUITO....
15
8
LAURA  28.05.15 14h01
E ESSA JUSTICA QUE NAO FUNCIONA... OUTRAS CATEGORIAS LUTANDO P/ MANTER O EMPREGO, ENQUANTO ESTE SINDICATO DE MOTORISTAS DEIXANDO A POPULAÇAO SEM TRANSPORTES, QUE É UM DOS MAIS CAROS DO PAIS, E É SO SUCATA E NINGUEM FAZ NADA. NAO ESTAO CONTENTE C/ O SALARIO, MUDA DE PROFISSAO!
12
12
Luciney Sousa Cavalcante  28.05.15 14h00
Concordo com o colega, não podemos ficar de braços cruzados apontando o dedo para os outros. Tudo acontece em nosso país por que somos "bons demais", nada funciona! Eles pedem, conseguem e aumenta a passagem, pagamos e fica tudo bem! E os ônibus? Continuam sucateados e de atrasados! Nós merecemos o que temos!
18
2